Dani Pedrosa venceu hoje (11) o Grande Prêmio do Japão de MotoGP, no circuito de Motegi. O espanhol surpreendeu, ultrapassando as Yamaha de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, que vinham dominando completamente a corrida.
Conforme a previsão indicava, o dia amanheceu chuvoso no circuito Twin Ring Motegi, o que alterou a programação das três categorias. No momento em que a MotoGP alinhou no grid não chovia, mas a pista estava completamente molhada.
Na largada, Lorenzo e Rossi dispararam como raios, com o italiano tomando a ponta. No entanto, o espanhol deu o troco duas curvas mais tarde, e começou a imprimir um ritmo fortíssimo, impedindo que seu companheiro de equipe o acompanhasse.
Rossi, por sinal passou a ser acompanhado de perto pela Ducati de Andrea Dovizioso, não demonstrando ter condições de brigar pela vitória. O mesmo acontecia com as Honda de Pedrosa e Marc Márquez, vinham em quarto e quinto muito distantes, principalmente de Lorenzo.
Enquanto Lorenzo abria na liderança e Rossi se defendia de Dovizioso, a pista escorregadia fazia suas vítimas de praxe: Stefan Bradl, Loris Baz, Jack Miller e Andrea Iannone foram alguns dos pilotos que não conseguiram se manter em cima das motos. Mas, como não chovia a pista começou a secar, formando um trilho.
Foi quando a história da corrida começou a mudar. Com a pista mais seca, o desempenho das Honda melhorou consideravelmente, especialmente a de Pedrosa. O espanhol vinha 10 segundos atrás de Lorenzo, mas começou uma corrida de recuperação, ultrapassando Dovizioso, que a essa altura já perdia rendimento.
Em seguida Pedrosa foi atrás de Rossi. Faltando dez voltas para o final, o piloto da moto #26 ultrapassou o eneacampeão sem dificuldades. A grande pergunta do momento era: será que o espanhol teria condições de superar também Lorenzo?
Pedrosa começou a tirar um segundo por volta de Lorenzo, que claramente estava sofrendo com o desgaste de pneus em sua Yamaha M1. A ultrapassagem aconteceu quando faltavam sete voltas para o final.
A situação de Lorenzo se inverteu de tal maneira que o espanhol não conseguiu resistir também à Rossi, passando do ponto de frenagem e caindo para a terceira posição. Mais atrás, Márquez superava Dovizioso e subia para a quarta posição. Entretanto, isso era o máximo que o bicampeão conseguiria fazer, ainda sentindo muitas dores na sua mão esquerda, recém fraturada.
Assim, Pedrosa conquistou de forma impecável a sua 27º vitória na MotoGP, com mais de 8 segundos de vantagem para Rossi. Lorenzo conseguiu segurar o terceiro lugar, porque Márquez vinha mais de 13 segundos atrás, em quarto. Dovizioso foi o quinto e Crutchlow o sexto, depois de muitas disputas com Bradley Smith.
Katsuyuki Nakasuga foi outra boa surpresa, garantindo a oitava posição com a terceira Yamaha M1 de fábrica, chegando à frente de Hector Barberá, o nono e de Scott Redding, que fechou os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos. Agora, a vantagem de Rossi no campeonato subiu para 18 pontos restando três etapas para o término da temporada.