O ano de 2015 realmente não vai ficar na memória de Dani Pedrosa como um dos melhores. Além dos problemas vividos nas pistas, o piloto foi parar nas manchetes por dever quase oito milhões de euros ao fisco espanhol.
Seu nome completo, Daniel Ramal Pedrosa apareceu em uma lista de devedores da Agência Tributária espanhola ontem (23), onde se consta um débito de € 7.800.000 euros em atraso. O piloto da Honda também é acusado de evasão de divisas, um crime financeiro por meio do qual se envia divisas para o exterior de um país sem declará-lo à repartição federal.
Pedrosa e sua equipe já estão procurando uma solução junto ao fisco espanhol. Eles têm um mês para regulamentar a situação evitando assim a execução judicial da dívida. Esse, portanto será um natal indigesto para o vice-campeão de 2012.
Não foi realmente uma temporada memorável para Pedrosa. Mais cedo no ano, o piloto precisou se ausentar de quatro corridas para realizar uma delicada cirurgia no braço direito. O piloto removeu a fáscia, uma membrana que envolve os músculos a fim de sanar de vez seus problemas de síndrome compartimental na região.
Outros pilotos de MotoGP também já tiveram problemas fiscais. Há alguns anos Valentino Rossi fora acusado de evasão fiscal na Itália, mas o eneacampeão resolveu o caso longe dos tribunais. Mais recentemente, Marc Márquez, Jorge Lorenzo e Max Biaggi foram outros a se envolverem em problemas semelhantes.