Nenhum piloto impressionou mais do que Pedro Acosta nos testes de Sepang. O novato de apenas 19 anos é considerado o talento mais expoente desde Marc Márquez. Mas será tudo isso mesmo? Fomos atrás da opinião de quem estava lá.
Acosta, que foi campeão na Moto3 em 2021 e na Moto2 em 2023 não teve grandes dificuldades em se adaptar à MotoGP, o que muito impressionou a sua equipe, a GasGas. O espanhol foi o mais rápido no shakedown preparatório e depois não se intimidou com os pilotos titulares na pista, melhorando progressivamente até conseguir 1min57s365, um tempo excelente.
“Foi bastante surpreendente que o seu estilo de pilotagem já fosse bastante natural no final do primeiro dia e que ele estivesse neste nível desde o início. Mas o estilo na MotoGP é apenas uma coisa. Também utilizamos os dados para analisar a pressão dos freios de carbono, que são novos para um novato e demora um pouco para entender como desacelerar com eles, mas depois de apenas um dia os pontos de frenagem já estavam em um bom nível“, comentou Nicolas Goyon, chefe da equipe GasGas.
“O que posso dizer? Todos esperávamos uma curva de aprendizagem inclinada, mas ele me impressiona com o que tem conseguido fazer num espaço de tempo tão curto“, disse o chefe de mecânicos da GasGas, Paul Trevathan. “Ele é muito aberto para assimilar informação, ele está muito disposto a experimentar coisas diferentes. Ele está fazendo tudo por conta própria, estamos apenas dando suporte, usando a nossa experiência para tentar ajudar a acelerar o processo. Mas por vezes ele é um pouco mais rápido do que nós. É impressionante.”
“Acho que ele surpreendeu a todos – inclusive a mim“, disse o chefe da equipe KTM, Francesco Guidotti. “Não se trata apenas de desempenho e velocidade, mas também de seus comentários técnicos. Era como se ele conhecesse a moto há muito tempo. Fiquei surpreso com o desempenho dele. Estou muito feliz que ele fará parte da família.“
Seu companheiro de equipe Augusto Fernandez: “É brutal o que ele fez, o que está a fazer e o que vai fazer, porque não foi apenas o Shakedown, é já uma referência para abrir a sua volta e com um tempo que temos de ter em conta e ver o quão competitivo ele está sendo, onde está melhor e onde está pior do que eu“, disse o campeão da Moto2 de 2022. “Aqui, como ele já andou, sabemos que vai ser competitivo e no Catar, até à chegada da corrida, vai ser esse o seu nível. Por isso, temos de aprender com ele, já vi o seu tempo e o seu tempo por volta, foi a primeira coisa que fiz quando cheguei.”
Pol Espargaró, que perdeu a vaga para Acosta, foi obrigado a se curvar ao novo piloto: “O rookie está se adaptando muito bem à moto, ele tem sido mesmo veloz e todos estamos muito satisfeitos com o que ele está a fazer, como é que ele está a pilotar. É simplesmente muito interessante. Penso que teremos um bom ano, que nos iremos divertir.” Espargaró vai correr com uma terceira moto quando for possível.
“É incrível o que Pedro Acosta fez, especialmente como estreante. Claramente, a moto está funcionando bem aqui. As KTM estão ficando mais rápidas. Depois do teste do ano passado, estávamos todos reclamando dos solavancos entre as curvas 7 e 8 aqui, foi uma grande melhoria“, disse Jack Miller, que tomou mais de 1 segundo de Acosta nos testes de Sepang.
“Os resultados não são de se surpreender. Ele venceu nas classes Moto3 e Moto2, o que mostra que é um cara rápido. Ele já adaptou o seu estilo de pilotagem à MotoGP. Mas o teste é apenas uma coisa, as condições são diferentes num fim de semana de corrida. Portanto, devemos esperar e ver como ele se comporta ao longo da temporada“, disse Fabio di Giannantonio, da VR46.
“O talento do Pedro é incrível, tem feito coisas extraordinárias desde que chegou ao campeonato. É apenas a sua terceira vez aqui em Sepang, segunda vez numa MotoGP, claro que pilotou por mais dias, mas fiz hoje algumas voltas junto a ele e as linhas que ele usa não são linhas de rookie, é incrível o quão rápido ele aprende. Vai ser preciso observá-lo durante a temporada”, disse Aleix Espargaró, da Aprilia.
“Pedro, a verdade é que ele me surpreendeu”, disse o vice-campeão Jorge Martin. “É claro que depois de quatro dias de testes, ele já trabalhou muito no circuito. Mas é o que ele pode fazer. Também teremos que ver em outros circuitos quando ele chegar como um verdadeiro estreante, vamos ver o que ele faz. Mas, na verdade, surpreendeu a todos nós.”
“Acosta vai ser super rápido esta temporada. Pedro já estava rápido no shakedown, estava na liderança. Claro que ele caiu não sei quantas vezes, mas isso faz parte. É assim que você aprende. Ele ataca, essa é uma boa mentalidade! Sempre defendo exatamente essa mentalidade. Talvez demore um pouco mais desta vez. Mas ele é rápido, é um grande talento. Talvez demore um pouco, mas mais cedo ou mais tarde ele vai disputar o campeonato“, disse Marc Márquez.