Foram descobertos registros de patente efetuados pelo Grupo Piaggio, que revelam a beleza do novo design esculpido para a Aprilia RS 660, a nova superbike média da marca. O modelo deve debutar no final do ano.
Os registros, feitos no escritório de propriedade intelectual da Austrália datam de 8 de abril de 2019, mas fazem referência a um arquivamento prévio no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) em 29 de outubro de 2018, ou seja pouco antes da apresentação do conceito no Salão de Milão do ano passado.
Há, no entanto, algumas diferenças entre os desenhos e o conceito. Quadro, motor, tanque de combustível e carenagem externa são virtualmente idênticos, mas mas a carenagem interna é completamente diferente, faltando o recorte central e adicionando uma abertura onde se encontra com o chassi.
O Grupo Piaggio disse que o conceito usa um “sistema aerodinâmico ativo”, sem fornecer muitos detalhes sobre o que isso realmente significa. Mas já podemos ver que a RS 660 utiliza duplas camadas de carenagem para cortar o vento, algo semelhante ao que a Honda VFR 1200F já emprega.
Outras mudanças são mais sutis. O desenho tem rodas diferentes, de três raios em forma de Y. O braço oscilante parece mais robusto e tem uma forma mais ereta do que a balança do conceito. As suspensões parecem montar garfos Sachs da RSV4 ao invés de Öhlins. O escapamento também parece pequeno demais para conter o nível de emissões que o Euro5 (que passa a vigorar no próximo ano) exige.
Temos acompanhado o desenvolvimento da Aprilia RS 660 com atenção e já foram feitos flagras de um protótipo sendo testado em circuitos italianos, inclusive em vídeo. Provavelmente o modelo que deve fazer sua estreia definitiva no Salão de Milão em novembro desse ano tenha ainda outras diferenças em relação a esses desenhos, que já podem estar desatualizados.
Ainda assim, esses registros nos oferecem um ótimo vislumbre da Aprilia RS 660, uma motocicleta que promete reacender o interesse pelas supersports médias, segmento que parecia estar em declínio até pouco tempo atrás. Além disso, os especialistas garantem que esse será o mesmo design presente na próxima geração da RSV4, que deve estrear em breve.