A Honda está buscando uma resposta esteticamente mais agradável para os sensores de radar. Nesse projeto recentemente descoberto, a marca japonesa trabalha em um sistema montado nos faróis da motocicleta.
Inaugurado na Ducati Multistrada V4 em 2019, os sistemas de radar atuais ainda são do tamanho de uma caixa de cigarros, o que ocupa espaço e interfere na aerodinâmica. Talvez por isso a Honda ainda não tenha apresentado o seu modelo, embora projetos na Gold Wing e Africa Twin já tenham sido flagrados.
O projeto aqui descrito apresenta sensores muito menores colocados atrás das lentes do farol, uma solução mais elegante, e como o radar não é prejudicado por lentes, plástico sólido ou mesmo fibra de carbono, a visão da estrada ao redor do piloto deve ser totalmente livre de obstruções.
Isso não significa o fim dos problemas, no entanto. Câmeras montadas atrás da lente são suscetíveis à distorção causada pelas formas complexas que compõem a lente. Isso pode desequilibrar o sistema e possivelmente fazer com que ele faça uma estimativa incorreta da velocidade, localização ou distância de um veículo.
Além disso, essas câmeras só seriam capazes de ver a estrada à frente através de um farol claro e limpo, o que é difícil de manter após alguns quilômetros, especialmente àqueles que rodam mais no Off-Road. Mas o modelo utilizado para esse projeto parece ser do tipo esportivo, como uma CBR1000RR-R Fireblade.
Algumas fontes citam que esses sensores montados em faróis são, na verdade, pequenas câmeras digitais, parecidos com os sensores estéreo que vemos em algumas aplicações automotivas. Não temos certeza se é completamente o caso. Seja como for, acostume-se com as palavras “câmera” e “radar” nos próximos anos.