Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Patente da BMW revela S1000RR com asas escondidas

Lucas Carioli 2 de janeiro de 2025

Uma patente da BMW Motorrad recém descoberta revela os planos da marca em “esconder” as asas aerodinâmicas da próxima S1000RR, um artifício aerodinâmico agora necessário, mas que ninguém acha bonito.

Nos últimos anos, as superbikes ficaram tão potentes que a inclusão de asas para mantê-las pregadas no chão passou a ser uma necessidade, não apenas um mero detalhe estético. Alguns winglets chegam a gerar mais de 50 kg de downforce a mais de 200 km/h.

Certo, mas parece ser um concenso geral de que essas asas não são bonitas e deixam o visual da moto… esquisito para dizer o mínimo. É nisso que a BMW Motorrad parece estar trabalhando na próxima geração da S1000RR.

Como você pode ver nesses desenhos, os engenheiros alemães estão tentando controlar o ar sem usar asas, mas canalizando-o através das bordas de ataque e controlando como ele sai ao redor do piloto. O truque é usar o próprio fluxo de ar para replicar os efeitos da carroceria.

Pelo que parece, o ar entra pelo nariz da moto e vai por dutos até sair por fendas estreitas logo à frente das mãos do piloto. A ideia é usar a própria carroceria como uma asa, fazendo com que o ar flua ao redor do condutor sem criar arrasto excessivo.

O documento também sugere que a mesma ideia pode ser aplicada a outras partes da carenagem e que múltiplas entradas e saídas podem ser usadas, oferecendo a possibilidade de que os dutos possam ser abertos ou fechados de forma adaptativa, alterando as propriedades aerodinâmicas conforme necessário.

Não é uma ideia 100% original. A Kawasaki introduziu um princípio semelhante no modelo mais recente da Ninja ZX-10R, transformando todo o conjunto dianteiro em um apêndice aerodinâmico, sem a necessidade de pendurar asas nele. Mas o projeto da BMW parece levar a ideia ainda mais longe.

Tags: Slider

Continue Reading

Previous: Royal Enfield Himalayan 650 flagrada em testes
Next: Nova Harley-Davidson Pan America 1250 ST vai ser lançada amanhã

Leia também

Nova Harley-Davidson X440S será lançada na Índia
  • Segredos

Nova Harley-Davidson X440S será lançada na Índia

12 de agosto de 2025
Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes
  • Segredos

Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes

7 de agosto de 2025
Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900
  • Segredos

Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900

6 de agosto de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.