Graças ao Coronavírus, o Parlamento Europeu votou a favor de permitir que os fabricantes e concessionários de motocicletas continuem a comercializar modelos padrão Euro4 ainda em estoque ao longo de 2021.
Inaugurado em 1º de janeiro desse ano, o Euro5 é quinta fase do programa de redução de poluentes na Comunidade Europeia. Todos os modelos novos já devem ser comercializados de acordo com as normas e o registro daqueles, ainda no nível Euro4, deveriam cessar definitivamente em 31 de dezembro.
Só que, no meio do caminho houve a pandemia de Covid-19, o que mudou tudo. Com o primeiro lockdown imposto principalmente entre março e maio e novas ameaças de bloqueio nos próximos meses, as fabricantes ainda não estão vendendo como no ano passado e estima-se que 500 mil unidades ainda estão em armazéns europeus à espera de alguém que as compre.

Sabendo que não conseguiram atingir as metas estabelecidas para o ano, os fabricantes solicitaram o adiamento dessa imposição junto à Associação dos Fabricantes Europeus de Motos (ACEM) ainda no primeiro semestre. E não desistiram até conseguirem que o Parlamento Europeu cedesse.
Isso significa que algumas motocicletas fadadas a serem descontinuados ganharam uma sobrevida. É o caso da Suzuki SV650, prima atualizada da nossa conhecida Gladius, ainda no padrão Euro4. O mesmo pode-se dizer da linha Harley-Davidson Sportster, fadada a desaparecer da Europa em 2021, mas que agora pode continuar sendo oferecida até acabarem os estoques.