A imprensa indiana descobriu mais detalhes sobre a parceria entre a Harley-Davidson e a Hero Motor Corp, para o mercado asiático. A Joint Venture envolve mais do que apenas distribuição e varejo.
Anunciada em outubro do ano passado, a parceria da Harley-Davidson com a Hero (atualmente a fabricante que mais vende motos na Índia) foi estabelecida para compensar o fechamento da fábrica que os norte-americanos tinham no país, após 11 anos de poucas vendas e altos custos. Faz parte do seu atual plano estratégico, “The Rewire”.
O CEO da Hero, Niranjan Gupta revelou que há duas pernas na Joint-Venture. A primeira são os distribuidores da Harley-Davidson na Índia, que atualmente inclui 14 concessionárias em cerca de 30 pontos de venda. A segunda parte da estratégia é desenvolver motocicletas que levarão a insígnia de Milwaukee.
Isso começará com uma nova motocicleta de estilo retrô, provavelmente no segmento de cilindrada média. Gupta destacou ainda que o segmento de clássicas é quase um terço do segmento premium local e que o desenvolvimento do primeiro modelo está em pleno andamento.
A Hero espera que a parceria com a Harley-Davidson a ajude a acelerar sua presença no segmento de motocicletas premium, onde pretende estabelecer um portfólio completo que abrange todos das cilindradas de motor. Gupta confirmou ainda que o primeiro veículo elétrico de duas rodas da Hero será lançado no próximo ano.
No mês passado, a Harley-Davidson lançou a Pan America 1250 na Índia, nas versões básica e Special. A Hero já começou a aceitar reservas para 13 modelos, que agora chegam ao país de forma importada. As motos do primeiro lote (cerca de 100 unidades) já foram totalmente pré reservadas.
Curiosamente, nada mais foi dito sobre a parceria da Harley-Davidson com os chineses da Qianjiang. Estabelecida antes da pandemia, a Joint-Venture também previa o desenvolvimento conjunto de modelos de pequeno deslocamento. Em seu último comunicado, os norte-americanos afirmavam que a parceria ainda estava de pé.