Existem pessoas que não se contentam com o melhor das grandes fabricantes: querem exclusividade máxima, como se o produto fosse feito especialmente para si. Para esse seleto público, existe a britânica Ariel, que acaba de apresentar a sua última joia: Ace R. Apenas dez serão produzidas.
Fundada em Birmingham em 1902, a Ariel faz parte da primeira geração de montadoras pioneiras, que colocou a Inglaterra entre os principais fabricantes de motocicletas do mundo. Depois de ser vendida para BSA em 1951, a empresa acabou em 1970, mas renasceu com sua atual encarnação em 1999.
Desde então, a marca se concentra em produzir veículos diferenciados com partes de terceiros, em pequenos volumes, é claro. São três produtos a venda: os carros Atom e Nomad e a motocicleta Ace apresentada em 2014, que utiliza o mesmo motor da Honda VFR 1200F. Agora, no entanto surgiu a versão mais brava, R.
A potência do motor V4 de 1237 cm³, que era por volta de 173 cv aumentou para declarados 201 cv, graças a uma nova árvore de manivelas, aumento da taxa de compressão, retrabalho no cabeçote e modificação no tempo motor. Apesar de tantas alterações, a Ariel garante que o propulsor permanece confiável como sempre.
O quadro é o que podemos chamar de treliçado de alumínio, mas ao contrário do que costuma acontecer, foi usinado a partir de um bloco sólido aumentando a rigidez. Vem pintado em azul, mas a cor pode ser escolhida pelo cliente. O ângulo de cáster é mais íngreme (21,4º) e também pode ser ajustado conforme o gosto do proprietário, ainda na fábrica.
A suspensão é Öhlins, mas com molas e válvulas exclusivas da Ariel que, de acordo com a fabricante, aumentam ainda mais a precisão na dirigibilidade. Os freios são Nissin, com pinças de seis (!) pistões na dianteira e de dois na traseira. As rodas BST em fibra de carbono são 50% mais leves que as de liga do modelo standard. Os pneus são Dunlop Sportmax GP Racer.
Além das rodas, fibra de carbono e titânio estão por toda a parte, como no tanque de combustível, spoiler, aletas de radiador e para-lama. Os esforços fizeram o peso cair 65% em relação à Ariel Ace convencional. Os manetes são anodizados em ouro assim como as pedaleiras, que possuem regulagem em três níveis: baixa, média e alta.
Apenas 50 unidades foram produzidas da Ariel Ace convencional e a versão R deve ser ainda mais restrita. Segundo a marca, apenas dez delas serão confeccionadas e estarão à disposição no primeiro semestre de 2017. O preço, se ainda quiser saber, é de £ 49.995 libras, ou quase 210 mil reais. Sem frete e impostos, é claro.