Para Carlo Pernat, um dos managers mais famosos das duas rodas, Casey Stoner não está de volta à Ducati apenas para testar e dar incentivo aos italianos. O dirigente acha que o bicampeão pode estar de volta à MotoGP em tempo integral em 2017.
Pernat, que foi diretor esportivo da Cagiva e da Aprilia, atualmente atua como empresário de Andrea Iannone e Alex De Angelis. Ele acredita que Stoner trocou a Honda pela Ducati porque na Itália tem mais chances de voltar a correr.
“Na minha opinião, a contratação de Casey Stoner pela Ducati tem mais significado do que somente a imagem de ser o único a conquistar o título mundial com os italianos. Servirá como uma preparação para competir novamente em 2017, fazendo alguma participação ocasional como Wild Card em 2016. Seria uma manobra pensando no futuro, sem ter que renunciar ao excelente trabalho que o piloto de testes Michele Pirro comprometeu-se até essa data. Definitivamente vai ser um incentivo a mais para os dois Andrea, Dovizioso e Iannone. Teremos que ver como estará o piloto australiano em 2017, após cinco anos de ausência das corridas.” (Carlo Pernat)
Stoner correu pela Ducati entre 2007 e 2010, conquistando 23 vitórias e o título mundial no primeiro ano. O australiano ainda é o único a ter conseguido a proeza e também o último a vencer com a moto italiana, no GP do Japão.
Em 2011, Stoner voltou para a Honda, marca que o financiou em sua chegada à MotoGP, conquistando o bicampeonato daquele ano. Entretanto, no final de 2012, o australiano surpreendeu anunciando uma inesperada aposentadoria, aos 26 anos de idade. O piloto, contudo, manteve contrato com os japoneses até a semana passada.