Em um esforço para permanecer relevante ao lado da badaladíssima Kawasaki Ninja ZX-25R de quatro cilindros, a Honda precisou extrair mais de sua CBR250RR no modelo 2021, que chega ao mercado japonês no segundo semestre.
A marca japonesa fez uma série de modificações no motor de 249 cm³ e dois cilindros. Os pistões, por exemplo, foram projetados e há um revestimento de estanho nos anéis. As bielas foram cementadas e o tempo de ignição alterado.
O objetivo era extrair mais potência e torque, o que foi conquistado com 41 cv a 13.000 rpm e 2.5 kgf.m a 11.000 rotações. Para efeito de comparação, o modelo 2020 obtém 38 cv a 12.500 rpm e 2,3 kgf.m a 11.000 giros.
Outra novidade foi a adoção de uma embreagem deslizante e de um quickshifter disponibilizado opcionalmente. Embora não seja muito necessário em uma condução urbana, o recurso pode economizar preciosos segundos na pista, verdadeiro lar de muitas dessas unidades.
Em termos de design, nenhuma alteração foi implementada no modelo 2021, que continua a exibir o estilo agressivo inaugurado em seu lançamento de 2016. Apenas as cores são novas, quatro opções: preta (Matte Gun Power Black Metallic), branca (Pearl Glare White), vermelha (Grand Prix Red) e tricolor, inspirada na HRC.
A Honda quase não divulgou informações em inglês, pois seu destino é apenas o mercado asiático. Mas eles alegadamente pretendem vender 4.000 unidades no Japão no próximo ano. Infelizmente, as chances de o modelo chegar ao Brasil são praticamente nulas. E não somos apenas nós que a queríamos. Estados Unidos e Europa também ficam babando com essas motinhos…