Além de anunciar a chegada da MT-03, a Yamaha também confirmou a vinda da NMAX 160 ABS para a primeira quinzena de maio. Com preço sugerido de R$ 11.390,00 (além do frete), o scooter é a arma da marca dos diapasões para enfrentar o Honda PCX 150.
O motor monocilíndrico de 160cc, com quatro válvulas e arrefecimento líquido oferece a maior potência da categoria: 15,1cv a 8.000 rpm com torque máximo de 1,47 kgf.m a 6.000 rotações. Foi desenvolvido com o objetivo de criar uma nova geração de propulsores compactos com eficiência e economia de combustível que atende a nova fase de controle de emissões de poluentes (Promot4).
Para atingir essa equação, os engenheiros da Yamaha se concentraram em reduzir as perdas de potência melhorando a eficiência na queima da mistura Ar/Combustível e arrefecimento. O radiador agora está posicionado na lateral direita para se obter um melhor controle da temperatura da câmara de combustão (temperatura média de 800°) e assim tornar mais eficiente a queima da mistura, melhorando o torque e a potência.
O único scooter no mundo com tecnologia de válvulas variáveis
Um dos destaques do motor da NMAX é a posição do injetor de combustível, próximo da válvula de admissão. Esta proximidade reduz a carbonização e melhora a homogeneização da mistura ar/ combustível. Outro destaque do modelo é o sistema VVA (Variable Valve Actuation), ou “Controle de Abertura Variável de Válvulas”, sendo o único scooter no mundo com esse sistema.
Disponível até então apenas em motos maiores, o VVA determina o momento de abertura e fechamento das válvulas tanto de admissão quanto de escape, tudo controlado através de uma unidade eletrônica.
Isso permite que no mesmo motor se obtenha um ótimo torque tanto em baixa quanto em altas rotações. Dessa forma é possível ter duas características diferentes na mesma motocicleta. Isso faz com que a NMAX seja ágil para arrancadas e retomadas no deslocamento urbano.
ABS de série, com freios a disco de 230mm nas duas rodas
Outra característica importante e significativa da NMAX é que é o primeiro scooter de seu segmento com sistema de freio antitravamento (ABS) de série. Ambos os discos de freio, dianteiro e traseiro são de 230 milímetros.
Na suspensão, o garfo dianteiro tem 100 mm de curso enquanto que a traseira é controlada por dois amortecedores Double Shock (curso de 90mm na roda). As rodas de 13 polegadas forjadas em liga de alumínio são calçadas com pneus largos, sem câmara (110/70 na dianteira e 130/70 na traseira), que garantem mais estabilidade.
Embaixo do assento da NMAX, há um bom compartimento de armazenamento com capacidade de 25 litros projetado para abrigar o capacete integral e mesmo pequenos pertences, como capa de chuva.
O painel de instrumentos em LCD traz computador de bordo e indicadores de pilotagem econômica ECO, de consumo instantâneo e de nível de combustível no tanque. Possui também dois hodômetros parciais, relógio e até avisos importantes, como o momento de troca do óleo lubrificante e da troca da correia do câmbio CVT.
Além do painel, os faróis e a luz de freio traseira utilizam lâmpadas de leds. O tanque, localizado no túnel central tem tampa de fácil abertura, com capacidade de 6,6 litros de gasolina com reserva de 1,4 litros.
A NMAX também conta com a Revisão Preço Fixo Yamaha – uma exclusividade no mercado duas rodas. Na qual o cliente sabe exatamente quanto pagará nas revisões periódicas, permitindo controle, economia, transparência, valorização do modelo e maior segurança.
O scooter será produzido em três versões de cores: Titanium Grey (Cinza Fosca); Power Red (Vermelho Metálico) e R-White (Branco Metálico) e estará disponível nos concessionários Yamaha a partir da primeira quinzena de maio. O preço sugerido é de R$ 11.390,00 + frete.