Em um grande estande no Salão Duas Rodas, a Ducati revelou para a imprensa hoje (6) sua linha para o próximo ano no mercado brasileiro. Além de todas as versões da Scrambler, a marca italiana irá disponibilizar a esportiva 1299 Panigale, além da nova Multistrada 1200 e outras novidades.
Evolução da 1199, a Panigale 1299 foi lançada no Salão de Milão em novembro do ano passado. Com 205 cv, é a superbike de dois cilindros mais forte produzida em série pela Ducati. Para se ter uma ideia, em abril, o modelo rodou apenas 2 segundos mais lento que a 1199 de pista, no circuito de Mugello, na Itália.
O modelo também evoluiu em termos de configuração do chassi: o inovador monocoque em alumínio dispõe agora de um ângulo de coluna de direção de 24° que garante maior agilidade nas curvas, enquanto que o eixo do garfo é 4 mm mais baixo permitindo maior tração traseira nas mais variadas situações.
O novo kit eletrônico, projetado especificamente para a 1299 Panigale é completíssimo. São três modos de pilotagem, além de contar também com controle de tração DTC e controle anti-empinagem DWC. Além disso, o Ducati Quick Shift (DQS) agora funciona durante a redução de marchas, melhorando o desempenho nas pistas e facilitando o seu uso diário. Todos esses sistemas foram otimizadas através de uma calibragem automática, que facilita na troca de tamanhos de pneu e na troca da relação de transmissão final.
Além de melhorar a aerodinâmica, a larga carenagem do bico e a bolha mais resistente tornam a nova 1299 Panigale mais arrojada, devido às amplas admissões de ar frontais. A traseira, dividida em duas seções, completa a forma da moto, que também possui novos espelhos e dutos laterais. Além disso, a superbike vem com um banco novo e com apoio para os pés de alumínio usinado, proporcionando uma maior aderência.
1199 Panigale R
A Ducati também está apresentando a 1199 Panigale R, que nada mais é do que a base homologada das suas motocicletas para o World Superbike. Trata-se essencialmente de uma moto de corrida.
Equipada com o motor Superquadro de 1.198 cm³, se mantém dentro dos limites de cilindrada do campeonato. Ostenta válvulas e hastes de admissão e de escape de titânio, pistões de dois anéis e um virabrequim extremamente leve que é balanceado com aplicação de tungstênio. Tudo isso garante uma potência máxima de 205 cv a 11.500 rpm e um torque de 136,2 Nm a 10.250 rpm.
A Panigale R vem com uma suspensão mecânica Öhlins, um monobraço ajustável e a mesma tecnologia eletrônica empregada na 1299 Panigale, assim como uma bateria de íons de lítio, o que significa uma redução de peso de mais de 2 kg, resultando em um total de 6 kg a menos, fazendo-a ter somente 162kg de peso seco.
Toda linha 1299 Panigale/1199 Panigale R vem com pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP. Essas são as versões de estrada dos pneus utilizados no campeonato Superstock 1000: 120/70 ZR17 na parte dianteira e 200/55 x ZR17 na parte traseira. Elas serão montadas no Brasil e vendidas a partir de Março de 2016.
Família Scrambler completa
Ao contrário do que se pensava, a Ducati não vai lançar apenas a versão Icon da Scrambler e sim a família completa, Classic, Urban Enduro e Full Throttle. Todas elas são equipadas com motor Desmodrômico de 803 cm³ (derivados da Monster 796), com dois cilindros e duas válvulas que rende 75 cv. Confira abaixo mais detalhes de cada versão.
Icon – com design pós-vintage na cor amarelo, se caracteriza por sua confortável posição de pilotagem e pelo tanque em aço no formato de gota com painéis laterais de alumínio intercambiáveis. A altura de 790 mm do banco garante conforto para o piloto e passageiro. Outras características de destaque incluem guidão amplo, farol com lente de vidro, lanterna de LED e as rodas Dual Sport.
Urban Enduro – disponível na cor verde wild, é ideal não só para superar obstáculos urbanos com agilidade, mas também explorar diferentes tipos de estradas. O banco marrom com costuras transversais oferece conforto de primeira classe. Os protetores da suspensão dianteira – do cárter do motor até a grade do farol – protegem as partes essenciais da motocicleta em passeios off-road. Enquanto o crossbar reforça o amplo guidão. Paralamas altos e rodas raiadas também são marca registrada do modelo.
Full Throttle – na cor preto fosco, esta versão é inspirada no mundo das corridas de flat track (clara referência às motocicletas de pistas ovais de terra). Vem equipada com escapamento esportivo Termignoni homologado para uso em rua e banco projetado para pilotagem esportiva. Os painéis laterais são na cor preta com um grafismo exclusivo. O guidão é baixo e estreito e o paralamas dianteiro curto, o que realça ainda mais as características do modelo, para quem quer uma moto para uso diário com estilo de corrida.
Classic – disponível na cor laranja Sunshine, é a versão perfeita para quem valoriza a atenção aos detalhes e ao estilo da década de 70, sem abrir mão do prazer de uma motocicleta funcional e moderna. Oferece detalhes exclusivos e refinados, tais como para-lamas dianteiro e traseiro de alumínio, rodas raiadas e banco marrom com costuras em formato de diamante.
Todos os modelos serão montados no Brasil. As vendas serão iniciadas com a versão Icon, a partir de outubro, nas concessionárias Ducati de todo país, ao preço de R$ 36.900,00. As demais versões serão comercializadas no primeiro trimestre de 2016.
Brasil também receberá a última versão da Multistrada 1200
Um ano após ser inteiramente reformada, a Multistrada 1200 finalmente estará disponível no mercado brasileiro. A supermotard italiana recebeu uma nova carroceria mais aerodinâmica, um novo quadro de treliça tubular e a a última evolução do sistema Testastretta TVP (Desmodromic Variable Timing, ou Distribuição Desmotronica Variável).
Com esse sistema, que altera o tempo de abertura das válvulas de admissão e emissão, o motor ganha um torque mais linear em todas as faixas de rotação. Isso fez, segundo a Ducati, a potência ficar 10% maior que a versão anterior, com 160 cv a 9.500 rpm, e 13,8 kgfm de torque a 7.500 rotações. O consumo de combustível também melhorou, ficando 8% menor.
Os equipamentos eletrônicos são fartos, apresentando a Unidade de Medição Inercial (IMU). A tecnologia foi desenvolvida em conjunto com os técnicos da Bosch para medir os ângulos de inclinação, guinada e de distância entre o eixo e a marcha da motocicleta, assim como o índice de suas mudanças, aumentando o desempenho e segurança.
O mecanismo é totalmente integrado com os quatro modos de pilotagem existentes: Sport, Touring, Urban e Enduro. Acionado através de apenas um botão provoca o ajuste instantâneo da entrega de potência e torque, além do ajuste eletrônico dos modos de suspensão, controle de tração e ABS. Como eles enfatizam em sua campanha publicitária, é como se você tivesse quatro motos em um modelo. A nova Multistrada 1200 será montada no Brasil e vendida nas concessionárias Ducati a parti de março de 2016. O preço ainda não foi revelado.
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