Depois do Brasil, a Índia tornou-se o atual epicentro do Coronavírus no mundo. Situação que forçou várias empresas, como Honda, Yamaha e Hero a paralisar a produção e se engajar na luta contra a doença.
Na última terça-feira (11), o ministério da saúde indiano relatou 366.161 novas infecções e 3.754 mortes por Covid-19 em apenas 24 horas. Praticamente toda a cobertura de notícias sobre o assunto diz que esses números são uma mera estimativa e especialistas acreditam que seja uma contagem inferior a realidade.
Para ajudar o governo a controlar os níveis de contaminação, vários fabricantes de automóveis e motocicletas paralisaram suas produções para evitar um acúmulo de produção, uma vez que muitas concessionárias em todo o país também estão fechadas. Além disso, muitos estão engajados em ajudar a fornecer oxigênio aos hospitais lotados.
Ainda no final de abril, o grupo Hero Moto Corp anunciou que encerraria temporariamente a produção em suas várias instalações. A atual a maior fabricante de motocicletas do mundo indicou que manterá pelo menos cinco unidades de produção fechadas até 16 de maio.
A Maruti Suzuki, uma das maiores montadoras automotivas do país fez o mesmo, enquanto que a Suzuki Motorcycle India anunciou a doação de ambulâncias para hospitais. Algumas já haviam sido despachadas e outras devem chegar ao seu destino em meados de maio.
A Honda da Índia também indicou na semana passada que fecharia todas as fábricas a partir de 1º de maio. Quatro unidades fabris permanecerão paradas por pelo menos quinze dias e o retorno às atividades depende da situação na data. Tanto a Hero quanto a Honda ajudaram a construir hospitais temporários.
A mais nova a anunciar sua parada foi a Yamaha. A marca dos diapasões disse que fechará pelo menos duas fábricas localizadas no norte (província de Uttar Pradesh) e no sul (província de Tamil Nadu) para ajudar na luta. Ambas as instalações de produção permanecerão fechadas de 15 a 31 de maio, pelo menos.
A Yamaha da Índia já havia tomado várias providências em um estágio anterior, com a empresa se concentrando principalmente na adaptação do ambiente de trabalho. Portanto, agora esse trabalho pode ser feito remotamente. Os locais de produção já foram desinfetados antes.
Além disso, a marca japonesa garantiu que seus funcionários recebam a vacinação mais rapidamente, enquanto as famílias dos funcionários que tiveram que lidar com uma contaminação por Coronavírus são apoiadas pela Yamaha.