Relativamente recentes no motociclismo, as baterias com íons de lítio possuem uma série de vantagens, apesar do ainda alto preço, e também algumas desvantagens. Conheça aqui um pouco de sua história e características.
Antes vamos situar o surgimento das baterias de chumbo-ácido. Inventadas em 1859, elas são baratas de fabricar (e reciclar), flexíveis em sua aplicação e bastante confiáveis. Seus mais de 100 anos desenvolvimento a fizeram evoluir para um estado de acerto extremamente alto.
Embora a primeira bateria de lítio tenha sido criada no começo do século XX (1912), foi apenas na década de 1970 que alguns modelos ficaram disponíveis de modo muito restrito. Outros 20 anos seriam necessários até que a Sony conseguisse oferecê-las comercialmente pela primeira vez em 1991.
As primeiras tentativas tiveram muitos problemas por causa da instabilidade do lítio metálico, principalmente durante a fase de carregamento. Os engenheiros então mudaram seu foco para uma bateria que utilizava íons de lítio não metálico. Embora sua densidade de energia seja ligeiramente inferior, boa parte dos contratempos foram resolvidos.
Desde então, baterias de íons de lítio estão por toda a parte, já que equipam todos os nossos dispositivos eletrônicos, como computadores, laptops, tablets, smarthones, iphones e outros. As décadas de concorrência em busca de maior durabilidade fizeram-na avançar como nunca, até chegarem ao automobilismo e motociclismo.
Benefícios
Baterias de lítio duram mais e produzem uma voltagem maior.
Baixo peso – O que você primeiramente vai notar ao segurar uma bateria de lítio é a sua leveza. Em geral, elas são 70% mais leves do que um modelo convencional de chumbo ou gel, o que sempre é uma coisa boa em motocicletas, especialmente esportivas.
Duram mais – O que realmente vale o investimento nas baterias de lítio é sua durabilidade significativamente superior. Enquanto uma bateria de chumbo-ácido e gel tem uma vida média entre 200/300 ciclos de carga, uma de lítio chega a 2.000 ciclos ou até mais.
Força de arranque superior – As baterias de lítio têm uma densidade de potência muito maior do que as baterias de chumbo-ácido e operam com uma voltagem mais alta. Elas produzem de 13,2 a 14 volts, proporcionando melhor desempenho a todos os sistemas dependentes de tensão em uma motocicleta, desde rolamentos do motor de partida até bobinas e injetores.
A carga será sempre a mesma – Ao contrário das baterias de chumbo-ácido, as baterias de lítio fornecem potência total até descarregar completamente, ou seja, mais de 13 volts. Perto do fim de sua carga. uma bateria convencional está operando com 9 ou 10 volts, o que pode prejudicar seus sistemas eletrônicos.
Carrega mais rápido – Baterias de lítio são capazes de se energizar mais rapidamente. Enquanto uma convencional precisa de 15 minutos para carregar 30%, a de lítio carrega 90% em apenas dez minutos. Mas isso depende de uma desvantagem que você confere logo abaixo.
Desvantagens
Podem precisar de um carregador específico – Nem todas aceitam um carregador convencional, algumas podem ficar danificadas. Enquanto os terminais das baterias convencionais são de chumbo, as lítio são de cobre, que além de mais leves, geram também uma performance elétrica mais rápida. Sim, há risco de explosão, por isso consulte o fabricante se o carregador é adequado.
São mais sensíveis a temperaturas baixas – Você já deve ter notado que seu smartphone descarrega mais rápido no inverno, certo? O mesmo acontece com as baterias de chumbo/gel… e também de lítio. Mas o problema se torna uma dor de cabeça real apenas com temperaturas muito baixas, como a partir de 0º. Nesses casos, eles recomendam fazer um pré aquecimento da bateria.
Sim, elas podem queimar com mais facilidade – Todos já ouvimos histórias sobre baterias de lítio que pegaram fogo. No entanto, esses incêndios geralmente são com baterias de íon-lítio que alimentam pequenos eletrônicos, como smartphones e laptops. Em aplicações de motocicleta, as baterias são construídas a partir de uma mistura de fosfato de ferro-lítio, que cede um pouco em sua densidade de potência para uma estabilidade química maior do que as baterias de íon-lítio tradicionais.
Vale lembrar que isso (o fogo) só se aplica à baterias sem procedência, realmente. Os principais modelos atuais contam com um cartão eletrônico, o chamado Battery Management System (BMS) que regula os ciclos de carga/descarga e desliga a bateria quando ocorre uma situação de sobrecarga que pode levar a superaquecimento ou incêndio.
São mais caras – Embora a diferença venha diminuindo, as baterias de lítio ainda são bem mais caras do que as de chumbo/gel. Você até pode encontrar modelos com preços convidativos, mas que possuem células de lítio rejeitadas por outros fabricantes, então têm a tendência de falhar com mais frequência, ou sem o BMS. Se não tiver BMS, fuja. A bateria será um perigo tanto para sua motocicleta quanto para sua carteira. Ter que substituir a bateria em pouco tempo será a menor das suas preocupações.