O ano está chegando ao final. Mesmo possuindo apenas dois meses de vida, o Notícias Motociclísticas acompanhou os principais lançamentos com atenção e não foram poucas as surpresas apresentadas em 2014. Confira aqui nossa pequena lista com os dez melhores lançamentos no Brasil e no mundo.
10º KTM 1290 Super Adventure
Nunca esteve tão em voga viajar de moto pelo mundo e isso é algo que a austríaca KTM entende muito bem, sendo uma especialista no segmento bigtrail e off-road. Então em 2014, a marca lançou sua última palavra em aventura, a 1290 Super Adventure para concorrer diretamente com a lendária BMW R 1200 GS. O motor, de dois cilindros em V e 1301 cm³, com refrigeração mista é derivado da esportiva 1290 Super Duke R e produz cerca de 160 cv.
Para aumentar o conforto em viagens, há todo o tipo de sistemas eletrônicos como suspensões semi-ativas, capazes de ajustar em tempo real a regulagem dos amortecedores, múltiplos modos de pilotagem, controle de tração e ABS, assim como piloto automático e monitoramento da pressão dos pneus.
9º Ducati 1199 Panigale S Senna (Brasil)
Em 2014, a morte de Ayrton Senna completou 20 anos. O tricampeão brasileiro era um grande fã da Ducati e marca italiana resolveu homenageá-lo com uma versão exclusiva da 1199 Panigale S, limitada à 161 unidades, exatamente o número de corridas disputadas pelo piloto na Fórmula 1.
Lançada apenas para o mercado brasileiro, a Panigale Senna conta com itens exclusivos, como partes em fibra de carbono, escapamento Termignoni e uma mesa especial, onde está inscrita cada uma das unidades fabricadas. O preço é de exorbitantes 100 mil reais, mas quase todas as unidades já foram vendidas.
8º BMW S1000R (Brasil)
Nunca se vendeu tantas motos BMW no Brasil. O país é um dos orgulhos da marca da hélice, por isso eles não pensaram duas vezes em trazer a nova S1000R, naked baseada na best seller S1000RR, logo que foi lançada, no começo do ano.
Com um motor de 160 cv à 11.000 rpm e 11,4 kgfm de torque, a S1000R é uma das nakeds de 1 litro mais potentes que se pode comprar. Na parte eletrônica, a moto é um show, contando com Dynamic Damping Control (DDC) sistema que é praticamente uma suspensão ativa; além de controle de tração e ABS, tudo de última geração.
7º Yamaha XTZ Crosser 150 (Brasil)
A Yamaha resolveu cutucar a liderança da Honda NXR Bros 150 com a novíssima XTZ Crosser 150, que possui um maior porte e um visual bem mais interessante que a pequenina XTZ 125 na qual a marca dos diapasões estava acostumada a contar.
Com um motor Blueflex de 2ª geração, SOHC de 149,3 cm³, com injeção eletrônica, capaz de render 12,2 cavalos de potência a 7.500 rpm (12,4 cv com etanol) e 1,28 mkgf de torque a 6.000 rpm (1,29 mkgf com etanol), a pequena trail se iguala à sua rival em tecnologia e possui diferenciais interessantes, como ajuste de guidão e painel digital com indicador de marchas.
6º Suzuki GSX-S1000
Uma das visões mais agradáveis de 2014 foi a GSX-S1000. São duas as razões para isso. Primeiro: a moto é belíssima, com um design primoroso e possui o excepcional motor de sua irmã das pistas (GSX-R). Além de tudo, a naked vem com uma bela eletrônica embarcada, o que não é muito habitual na Suzuki.
Segundo: marcou a volta da marca de Hamamatsu aos grandes lançamentos, coisa que não acontecia há um bom tempo. Temíamos que a montadora estivesse ficando para trás. Mas com a GSX-S1000, a Suzuki agora tem uma arma muito forte para enfrentar Honda CB1000, Triumph Speed Triple, Kawasaki Z1000, entre outras. Esperamos que venha mesmo ao Brasil, como se falou.
5º Yamaha MT-09 (Brasil)
Uma das grandes surpresas brasileiras de 2014 foi a chegada da MT-09. Sim, porque suas antecessoras, MT-01 e MT-03 deixaram o mercado nacional em 2008 pela porta dos fundos, mesmo sendo motos excelentes. Agora, mais uma vez, a Yamaha tenta vender a série Master of Torque no país. No resto do mundo, é um sucesso.
Lançada mundialmente em 2013, a MT-09 é uma das motos mais modernas do catálogo da Yamaha. Possui um motor de três cilindros de 850 cm³ (virabrequim Crossplane) de alumínio, que produz ótimos 115 cv. Do mesmo material são o chassi e a balança. Tudo é controlado eletronicamente com Controle de Tração, ABS e diferentes mapas de motor. É um motão, sem dúvida e tem atributos mais do que suficientes para enfrentar CB 650F e Kawasaki Z800.
4º Honda CB 650F (Brasil)
Sem dúvida, a Honda CB 650F foi o grande lançamento do ano, no Brasil. Lançada na Europa em 2013, a nova naked média da Honda veio com uma missão duríssima: suceder a amada CB 600F Hornet, que já vinha dando sinais de cansaço no mercado.
Mais austera e menos esportiva, a CB 650F perde para a Hornet em esportividade pura, mas ganha em outros atributos, como conforto, prazer em pilotar e consumo. É a grande cartada da Honda para recuperar o terreno perdido para a Yamaha XJ6, rival com a mesma proposta.
3º Ducati Scrambler
O lançamento da Scrambler foi tão festivo que durou praticamente o ano todo. A Ducati fez um site especialmente para ela e foi mostrando o projeto aos poucos. Os primeiros a vê-la pessoalmente foram os próprios funcionários da fábrica em Borgo Panigale, em um evento todo decorado ao estilo anos 60.
E é isso que a Scrambler promove, uma volta as origens, inspirada no modelo campeão de vendas daquela época. Com a nova motocicleta, que possui o motor da Monster 821, montado em um chassi “Café Racer”, a Ducati quer abranger todo um novo público, mais descompromissado, com menos dinheiro no bolso, mas igualmente em busca de diversão.
2º Kawasaki H2/H2R
O lançamento mais chocante do ano sem dúvida veio da Kawasaki. A marca verde apresentou em outubro, com muita expectativa, a H2R, um monstro com cara de alienígena e um motor de 300 cv turbinado. A montadora japonesa não criava uma moto com aspiração forçada desde os anos 80 e agora o conceito está de volta.
A questão era: quem teria culhões para pilotar essa coisa? A resposta veio no mês seguinte em Milão. A H2R era apenas uma versão para as pistas. Para as ruas, no entanto, a Kawasaki desenvolveu a H2, de “apenas” 200 cv. Agora dá para encarar?
1º Yamaha YZF-R1
A renovação da M1 era aguardada há anos. A consagrada rainha das pistas não melhorava tecnicamente desde 2009 e os fãs temiam que a Yamaha tivesse caído no temido comodismo com a principal prata da casa de Iwata.
Entretanto um modelo inteiramente remodelado foi apresentado em novembro, no Salão de Milão com a presença de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo. Com faróis escondidos, partes em fibra de carbono, titânio e magnésio e principalmente uma eletrônica de primeira, a nova R1 promete recuperar o trono perdido e redefinir (mais uma vez) o que é uma moto esportiva.