Uma das coisas mais legais da internet (e do YouTube em especial) foi possibilitar a divulgação da própria realidade, no nosso caso o motociclismo. Isso nos permitiu descobrir pessoas e lugares muito interessantes de todos os cantos do mundo e aqui você irá conhecer dez canais que alegram a nossa vida cibernética.
10 – Martimotos.com (Andorra)
A Martimotos.com é, na realidade, uma loja sediada em Andorra, um pequeno principado europeu no nordeste da Espanha, que se destaca pela isenção de impostos e ser a residência oficial de muitos famosos, como Marc Márquez e Jorge Lorenzo.
Eles são fãs de corridas, especialmente as de estrada, como o Troféu Turista na Ilha de Man e o North West 200. Não há muitos canais sobre esse tipo de corrida no YouTube, portanto, se você quiser ver coisas interessantes sobre isso publicadas com certa frequência, o Martinmotos.com é uma boa pedida.
9 – RNickeyMouse (Califórnia, Estados Unidos)
Quem não conhece as famosas curvas da estrada californiana de Mulholland e seus constantes acidentes? Mas o que poucos sabem é que a muitos deles foram registrados pelo motovlogger “RNickeyMouse”, que aparentemente mora nas proximidades.
Na maior parte das vezes, o canal de RNickeyMouse se resume a vagar por Mulholland registrando a desgraça alheia. É o suficiente para criar um viciante canal de YouTube, que já conta com quase 300 mil inscritos.
8 – RoyalJordanian (Londres, Inglaterra)
Residente de Londres, na Inglaterra, Royal Jordanian é um dos motovloggers mais famosos do YouTube, com mais de 500 mil inscritos. Contudo, o seu canal possui um estilo bastante tranquilo, sem grandes emoções. A graça está em publicar quase diariamente do centro da capital inglesa, para a alegria dos amantes do Velho Continente.
E nessas andanças por um dos centros urbanos mais ricos do mundo, sempre acontece um flagra inusitado, como motos raras (o que não é difícil) ou uma situação engraçada devidamente registrada na seção “Daily Observations” (observações diárias).
Para completar, RoyalJordanian possui uma coleção de motos respeitável, contendo uma Husqvarna Nuda 900R, KTM Super Duke 1290R, BMW S1000R, Honda Grom 125 entre outras. E todas são utilizadas no dia a dia.
7 – MotoGP (Espanha)
Relutamos em colocar canais de empresas (no caso a Dorna, promotora da MotoGP). Mas o canal da categoria rainha é realmente interessante, por isso resolvemos abrir uma exceção. Afinal, todos aqui adoram o mundial de motovelocidade, não é mesmo?
Atualizado regularmente, o canal da MotoGP contém coisas interessantes, como vídeos promocionais, entrevistas, replays, acidentes e até algumas corridas antigas. É possível ver, por exemplo, o GP de Assen de 1992 ou o GP de Jerez de 1996, na íntegra! O único “porém” fica por conta da imposição em não compartilhar o material. Por quê não, Dorna?
6 – Murtanio (Alemanha)
Aos que gostam de pilotagem pura e simples, o canal do Murtanio é uma boa pedida. A maioria dos seus vídeos vem diretamente do templo sagrado do esporte a motor: o circuito alemão de Nürburgring, onde frequentemente realiza alguma disputa, sempre de alto nível.
Murtanio começou a se destacar com uma Kawasaki Ninja 300 já vendida. Atualmente está utilizando uma Yamaha YZF-R6 2009 em seus vídeos, sempre impressionando pelo excelente nível de pilotagem, que pode servir de exemplo e inspiração para muita gente.
5 – ROCAM (São Paulo, Brasil)
Gostamos de alguns vídeos contraventores, mas também gostamos daqueles que trabalham para manter a lei e a ordem, como é o caso do pessoal da “Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas”, ou mais conhecida como ROCAM.
Sem mentira, os vídeos que os caras publicam são muito semelhantes às melhores cenas de perseguição de Hollywood, sem as explosões. Se você gosta de ação e adrenalina com motocicletas na vida real, esse é o seu canal.
4 – JackMotovlog (Paraná, Brasil)
O paranaense Jack Motovlog possui um canal mais voltado para o universo Touring. O motociclista já realizou longas viagens pelo Brasil com diversas motos diferentes: Suzuki Boulevard, Kawasaki Versys e agora a grandalhona Concours 14.
Quando não está viajando, Jack gosta de realizar vídeos mais técnicos, dando o seu parecer e suas impressões sobre as motos que possui no momento. Além disso, já fez até tutoriais de como realizar pequenos consertos e reparos na garagem. Bem legal.
3 – EletroboyTV (Porto Alegre, Brasil)
Diretamente de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o Eletroboy é mais um a filmar a sua rotina diária, embora ultimamente com menos frequência, quando aparentemente tem se focado mais em viagens. Os comentários, recheados de ironia, vem com o típico sotaque do sul do país.
O homem já fez de tudo: caiu de Biz, entrou em um areião de Falcon 400 (vídeo acima) e até picou em mil pedaços um caríssimo filtro de ar de Harley-Davidson. Tudo isso sem você ter a plena certeza se estava falando sério ou brincando.
2 – Madeira Performance (São Paulo, Brasil)
Para aqueles que buscam um canal mais técnico, os vídeos de Emerson Madeira são imperdíveis. Em sua oficina, no centro de São Paulo ele mostra, em ricos detalhes, todos os serviços que aparecem, desde pequenas revisões até altas preparações. Os caras só mexem com motos de alto nível, desde uma CB500 até MV Agusta, com extremo profissionalismo.
O interessante do canal é que Madeira esclarece mitos, revela curiosidades e até aponta os erros esdrúxulos que são cometidos por outras oficinas e até por concessionárias autorizadas. Imprescindível para quem está começando a se interessar por mecânica.
1 – KLE621Full (São Paulo Brasil)
Kleber Atalla, ex-motorista particular do Chorão (vocalista da banda Charlie Brown Jr) já deu muito o que falar. Aos 55 anos, o popularmente conhecido como “Tiozão da Hornet” foi um dos primeiros no Brasil a realizar uma espécie de “diário motociclístico”, compartilhando sua vida no YouTube enquanto percorre o trânsito paulistano, naturalmente a mil por hora.
O cara é louco, já se meteu em milhares de confusões e a graça é exatamente essa. Na sua caótica rotina como vendedor de peças e escapamentos, nunca se sabe o que pode acontecer. Sempre aparece alguma treta ou situação inusitada em suas andanças por São Paulo. Se você não se importa com o linguajar recheado de palavrões, é imperdível.