Os organizadores do Circuito de Gales afirmam que os planos de construção do autódromo continuam, mesmo após a negativa do governo em financiar 50% do projeto na semana passada. Eles garantem que as negociações ainda estão acontecendo.
As afirmações foram feitas pelo presidente-executivo do projeto, Martin Whittaker, que falou com os britânicos do Motorcycle News. O dirigente afirma que teve uma reunião com o governo após o anúncio da semana passada, onde ainda se mostraram interessados no projeto.
“O problema que aconteceu na terça-feira passada foi que eles chegaram aconselhados por alguns funcionários do Tesouro de que todo o saldo de sua garantia estaria em seu balanço“, explicou Whittaker. “Tivemos encontros com eles desde então para tentar entender o que aconteceu, porque eles não nos disseram antes de sua reunião na terça-feira sobre essa informação“.
Na terça-feira passada, o Governo do Estado de Welsh reuniu-se para discutir os planos do autódromo e o ministro da Economia Ken Skates anunciou, logo depois, que eles não se envolveriam financeiramente, como os organizadores esperavam. Mas, Whittaker afirma ter falado com eles posteriormente e garante que a situação não é bem assim.
“Tivemos uma reunião na sexta-feira passada e sexta-feira é depois de terça-feira“, revela Whittaker. “O fato é que o governo galês sempre manteve suas portas abertas e muitas coisas foram ditas na terça-feira e declarações feitas de ambos os lados. Eu não quero entrar em um ‘nós dissemos, ele disse’, porque Ken Skates deixou bem claro que ele ainda está preparado para se sentar e conversar conosco“, garante.
Planejado em 2011 junto à Dorna, o Circuito de Gales deveria ter começado sua construção na área de Blaenau Gwent em 2013 e, pelos planos originais, já estaria sediando o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de MotoGP. Mas os diversos impasses fizeram com que a etapa permanecesse em Silverstone desde então.
Apesar de tudo os organizadores do circuito de Gales permanecem com os direitos da etapa de MotoGP e não vão desistir tão cedo: “Estamos confiantes das discussões que tivemos com eles na semana passada“, continuou Whittaker. “Nossos investidores ainda estão no local. O governo está nos procurando para voltar até eles nesta semana, sentarmos ao redor da mesa e decidirmos tudo.”