Miguel Oliveira voltou a treinar em Portimão nos últimos dias, em preparação para a temporada 2023 de MotoGP. O português se mostrou ansioso em voltar a pilotar a sua nova Aprilia RS-GP, que ficou com boa impressão nos testes de Valência.
Esta semana, Oliveira aproveitou os testes do Mundial de Superbike (WorldSBK) em Portimão para se preparar – na sua particular Yamaha R1, diga-se de passagem. Uma nova motocicleta de treino, uma Aprilia RSV4 Factory, aparentemente ainda não chegou à sua casa.
“Você sempre espera que o piloto se encaixe na moto. Quando andei pela primeira vez, a sensação foi boa,” disse Oliveira sobre as primeiras impressões com a Aprilia RS-GP 2022 em novembro do ano passado. Os testes vão recomeçar no fim de fevereiro em Sepang, na Malásia.
“A moto é nova para mim e parece adequar-se ao meu estilo de pilotagem” acredita. “Também é uma nova marca para a equipe [a RNF Racing], o que também é muito empolgante para eles. Claro que você pode sentir as expectativas que estão crescendo em torno do projeto“, revela.
Mas Oliveira não quer alimentar muitas expectativas: “Temos de manter a calma, os pés no chão, porque sabemos que temos muito trabalho pela frente” antecipou. “Começar bem a temporada é um objetivo, mas também temos que ter em mente que é uma nova equipe com novos pilotos e uma nova moto. Vamos aumentar a velocidade passo a passo e lançar bases sólidas.“
A principal expectativa dos portugueses é que Oliveira assuma um lugar na equipe oficial a partir de 2024. “Esta temporada ainda nem começou“, descartou o piloto de 28 anos. “Temos que focar no momento. Mas é claro, se houvesse uma vaga disponível e se eu merecesse, é claro que eu aceitaria”. A apresentação da equipe RNF-Aprilia acontece em 16 de março.