Miguel Oliveira foi o piloto da Aprilia mais bem colocado no GP da Espanha de MotoGP realizado ontem (28) em Jerez. O português se mostrou bastante satisfeito com o ritmo em ambas as corridas.
Depois de um difícil início de temporada, Oliveira (Trackhouse Aprilia) se mostrou bem mais à vontade no GP da Espanha. Tal como na Sprint Race de sábado (27), o português também conquistou o oitavo lugar na corrida longa de domingo e disse que o ritmo estava bom.
“Fizemos uma pequena alteração na geometria e valeu a pena. Já era evidente na sexta-feira seca que a moto funcionaria bem com o composto médio da Michelin, e isso foi confirmado na corrida de domingo. O equilíbrio foi bom, com a aderência certa na roda traseira“, comentou Oliveira.
Na sábado, uma dura ultrapassagem de Marc Márquez (Gresini Ducati) rendeu um animado debate entre os dois: “Eu disse a ele que a sua forma de ultrapassar é entrar na brecha com metade da moto e depois soltar os freios. E se o adversário contra-atacar na pista de fora, encosta nele e cai. E Marc respondeu: ‘Isso mesmo, essa é a minha maneira de ultrapassar. É minha única opção!'”
Na largada da corrida longa, Oliveira revelou que preferiu desligar o holeshot, dispositivo que abaixa a suspensão traseira, bem antes da primeira curva. “Isso tornou tudo um pouco mais fácil, mesmo que eu estivesse perdendo alguns décimos de segundo aqui e ali para acompanhar os primeiros colocados.”
No geral, Oliveira ficou satisfeito com o ritmo que teve, que pela primeira vez no ano foi melhor do que todos os outros pilotos da Aprilia, incluindo o seu companheiro de equipe, Raul Fernandez (agora também com uma RS-GP 2024) e o vencedor do GP dos EUA, Maverick Viñales.
“No geral, o meu ritmo foi significativamente melhor e a moto estava boa de pilotar. Estou feliz com a minha corrida e depois dos primeiros fins de semana difíceis desta temporada, estou feliz por termos chegado à linha de chegada no sábado e no domingo“, respirou aliviado.
Oliveira, inclusive, chegou a ocupar brevemente a sexta posição, mas depois teve de deixar Enea Bastianini (Ducati) passar e, a quatro voltas do final, também Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati): “Dois erros que me custaram dois lugares. Isso foi irritante”, admitiu o piloto de 29 anos.