A Öhlins, renomada fabricante sueca de suspensões anunciou hoje, (16), a venda da maior parte de suas ações para a gigante norte-americana Tenneco Inc. O negócio está avaliado em US$ 160 milhões e será fechado no primeiro trimestre de 2019.
Fundada em 1976 por Kenth Öhlin, a empresa tornou-se referência em suspensões de alto desempenho na indústria motociclística. Com distribuição em 50 países e fábricas na Europa e na Ásia, seus lucros foram de US$ 130 milhões, nos últimos doze meses.
“Juntos, Öhlins e Tenneco serão uma constelação muito forte. Depois de considerar os pontos fortes das duas empresas, tomei a decisão mais difícil da minha vida: vender o trabalho da minha vida”, comentou Kenth Öhlin. “Estou absolutamente convencido de que vamos nos desenvolver muito positivamente no futuro e que a Öhlins se beneficiará das oportunidades que surgirão agora devido à entrada da Tenneco“.
Já a Tenneco é uma multinacional do ramo automotivo com sede em Illinóis, Estados Unidos. Possuindo 80 fábricas espalhadas em 24 países, o conglomerado já conta com uma série de marcas sobre sua asa, na qual a Öhlins se juntará como subsidiária.
“A equipe de tecnologia da Öhlins nos permitirá aumentar rapidamente nossas ofertas de produtos premium para clientes atuais e futuros, bem como nos ajudar a conquistar uma fatia maior de negócios no desenvolvimento de mercados de mobilidade“, comentou o co-CEO da Tenneco Brian Kesseler.
Apesar do acordo, Öhlins e Tenneco já trabalham juntas há mais de 20 anos. Além disso, Kenth Öhlin continuará influenciando as decisões, já que permanece como sócio minoritário. “A Tenneco ajudará a ampliar nossos negócios em escala global“, disse o CEO da marca Henrik Johansson. “Este é o começo de algo ainda maior“.