Logo após o Grande Prêmio da Áustria, realizado ontem no Red Bul Ring, a equipe Pramac Racing soltou um comunicado em que confirma a saída de Johann Zarco no final do ano. O francês vai para a LCR-Honda em 2024.
Zarco se juntou à Pramac em 2021 depois de deixar a equipe oficial da KTM no meio de 2019 e passar uma temporada na Avintia em 2020. Seu contrato, de fato, era com a Ducati, por isso em sua nota de despedida, o francês coloca os últimos quatro anos na conta.
“Foram quatro anos fantásticos com a Ducati, três deles na equipe Pramac“, lembrou Zarco. “Estou muito feliz com o que conquistamos juntos. Em 2021 terminei o campeonato em quinto lugar, foi o meu melhor na MotoGP. Mas a meta é ser ainda melhor este ano. Vou sair com um sorriso no final desta temporada porque a equipe e a Ducati me deram muito”.
Zarco foi bicampeão na Moto2 em 2015 e 2016, quando virou sensação ao comemorar suas vitórias com um salto mortal de costas (backflip). Entrou na MotoGP em 2017 pela então Tech3 Yamaha e, embora nunca tenha vencido, sua regularidade impressiona: 19 pódios, 8 poles e 10 voltas mais rápidas.
Zarco vai correr na LCR-Honda, no lugar de Alex Rins, de partida para a Yamaha. O francês chegou a correr pela equipe no GP da Malásia de 2019 (após deixar a KTM) e utilizará sua regularidade e experiência para ajudar a marca nipônica a desenvolver a RC213V.
“No ano que vem vou enfrentar um novo desafio, mas agora quero terminar esta temporada com minha equipe da melhor maneira possível. Agradeço à minha equipe, à Ducati e a todas as pessoas que trabalharam comigo ao longo dos anos. O objetivo continua ser cantar a Marselhesa no degrau mais alto do pódio.“
Sua vaga na Pramac deve ser mesmo preenchida por Marco Bezzecchi em 2024. O italiano, que vem sendo o mais competitivo piloto nas equipes satélites da Ducati, já disse que quer uma “moto do ano” na próxima temporada, algo que só a equipe de Paolo Campinoti pode dar.