A Aprilia anunciou hoje (1º) que Maverick Viñales já vai estrear pela equipe na próxima etapa, o GP de Aragão, na Espanha. O piloto de 26 anos entra no lugar de Lorenzo Savadori.
Viñales, que rompeu relações com a Yamaha logo após o GP da Estíria, na Áustria, testou a Aprilia RS-GP pela primeira vez no circuito de Misano ontem (31). Mostrando uma rápida adaptação à motocicleta e tempos de volta competitivos, a equipe e o piloto decidiram mutuamente correr juntos o quanto antes.
“A decisão de ter Maverick no GP de Aragão é resultado direto dos testes em Misano“, disse o diretor da Aprilia, Romano Albesiano. “Não era um dado adquirido que, depois de uma carreira passada até agora em motos com motor de 4 cilindros em linha, Maverick tivesse boas sensações com a nossa V4 de imediato. É por isso que o teste nesta pista historicamente nada fácil para a nossa moto foi um momento importante de avaliação. Por isso, estamos satisfeitos com as reações imediatamente positivas de Maverick, que demonstraram um bom sentimento tanto com a RS-GP como com a equipe e com o nosso método de trabalho. O talento dele e de Aleix, combinado com a experiência que Lorenzo ganhou esta temporada, nos deixa otimistas quanto ao futuro de nosso projeto.”
Viñales vai correr na moto que vinha sendo conduzida pelo piloto de testes da marca, Lorenzo Savadori, escolhido após Andrea Iannone ser definitivamente suspenso por doping no fim do ano passado. Savadori, no entanto, ainda se recupera de uma acidente sofrido no GP da Áustria e nem participou no GP da Inglaterra, no último domingo (29).
“Estamos extremamente orgulhosos de poder anunciar nossos planos para a atual temporada e para 2022 com o objetivo de otimizar ao máximo as contribuições de nossos três pilotos“, disse o gerente da Aprilia, Massimo Rivola. “É um prazer receber um atleta talentoso como Maverick, que demonstrou imediatamente grandes sentimentos com a equipe e a moto e estou confiante que será capaz de dar o seu melhor já no GP de Aragão. Ao mesmo tempo, estamos também confirmando o papel de Lorenzo como piloto de testes de 2022. Esta é uma posição fundamental que recompensa os grandes esforços que ele demonstrou no desenvolvimento da nova RS-GP, ao passo que ele terminará a temporada de 2021 aproveitando os WildCards que decidiremos juntos e logo estará 100% em forma.“
O GP de Aragão acontece em 12 de setembro. Na MotoGP, os melhores resultados de Viñales no circuito Motorland Aragón foram 4 quartos lugares com a Yamaha. Na sua única passagem pela Moto2 em 2014, o espanhol ficou com a vitória. No ano anterior, foi segundo colocado na Moto3.