Quase quatro anos depois de ser forçado a interromper a carreira, Andrea Iannone confirmou hoje (18) que estará de volta ao motociclismo em 2024 competindo pela equipe GoEleven Ducati no Mundial de Superbike (WorldSBK).
Iannone foi pego em um teste antidoping em dezembro de 2019 tendo sua licença internacional para competir imediatamente suspensa pela FIM. O italiano negou qualquer irregularidade, apelou até as últimas instâncias nos tribunais, mas não teve jeito.
Aos 34 anos, e com as vagas na MotoGP sendo disputadas a tapa, Iannone nem chegou pleitear uma volta ao circo que o consagrou. O italiano voltou suas atenções para o WorldSBK, que nos últimos anos tem refugiado vários pilotos que não conseguiram lugar no Campeonato Mundial.
“Há muito tempo que esperava por este momento, finalmente estou de volta aos trilhos, onde passei minha vida“, suspirou aliviado Iannone. “Agradeço a Gigi Dall’Igna, Paolo Ciabatti, Claudio Domenicali, Marco Zambenedetti e toda a equipe GoEleven pela confiança; com o apoio deles redescobri o entusiasmo que tive quando criança. Agradecimentos especiais também à família WorldSBK pela oportunidade. Estou totalmente animado.“
No WorldSBK, Iannone correrá pelo Team GoEleven, uma equipe satélite da Ducati que, assim como na MotoGP, vem sendo a melhor moto do campeonato. Ou seja, mesmo sem apoio de fábrica, o italiano terá condições de fazer bonito em 2024.
“Trabalhamos arduamente para tornar este sonho realidade“, disse o chefe da equipe, Denis Sacchetti. “Andrea decidiu voltar ao jogo, não é para todos, é preciso coragem depois de tudo o que aconteceu e de tanto tempo longe das corridas. É uma escolha corajosa, para alguns pode parecer loucura, mas a quantidade certa de loucura e coragem pode levar a grandes feitos.“
Acordo firmado, só resta a Iannone esperar pelo término de sua sentença, o acontece em dezembro de 2023. Daí em diante estará livre para treinar com sua equipe. No WorldSBK, ele reencontrará muitos de seus ex-colegas, como Alvaro Bautista, Danilo Petrucci, Remy Gardner e Nicolo Bulega.