Antonio Cairoli realizou uma performance que já pode ser considerada como antológica, no Grand Prix de Trentino, quinta etapa do Mundial de Motocross (MXGP) que aconteceu em Pietramurata, na Itália nesse final de semana.
O piloto de 31 anos mostrou a que veio no sábado (15), quando marcou o holeshot na prova de qualificação conquistando a sua primeira pole position do ano. Na primeira prova de domingo (16), apesar de ter sido acompanhado de perto por Tim Gajser e Arnaud Tonus conseguiu controlá-los para vencer com tranquilidade.
Na segunda bateria, no entanto, as coisas foram totalmente diferentes. Cairoli caiu na segunda curva e foi ultrapassado por grande parte do pelotão fechando a primeira volta apenas em vigésimo. Contudo, o famoso #222 manteve a calma, remontou em sua KTM 450 SX-F e partiu em uma corrida de recuperação.
Com um ritmo impressionante, Cairoli chegou a ganhar cinco posições de uma só vez, em uma performance tão arrasadora que deixou o público e sua equipe em estado de frenesi. Em pouco tempo, o hexacampeão já estava na segunda posição novamente, atrás apenas de Gajser, que cruzou a linha de chegada apenas 4 segundos à sua frente. O italiano, no entanto, ficou com a vitória geral, a 79º de sua carreira.
“Esta foi uma das minhas melhores corridas, um dos melhores GPs de todos. Acertei o barranco na primeira curva e quase cai na lama, mas então caí na segunda curva e fui atingido muitos pilotos. Fiquei muito irritado de ter cometido um erro e então disse: ‘Preciso me colocar no pódio’. Fiz o meu melhor para voltar do vigésimo lugar e conseguir isso. Foi bastante difícil, mas fiz acontecer. Quando cheguei ao sétimo ou oitavo lugar, vi o grupo na frente e pensei que era possível pegar [Evgeny] Bobryshev para a vitória geral então continuei forçando e realizando ultrapassagens. Se você quiser ganhar você tem que assumir riscos. Eu estou realmente feliz.” (Antonio Cairoli)
Com o resultado, Cairoli entra de vez na disputa pelo título mundial. Gajser ainda é o líder com 201 pontos, mas o italiano já é o segundo colocado com 183. Clement Desalle da Kawasaki vem em terceiro com 151. A próxima etapa é o Grande Prêmio da Europa em Valkenswaard, na Holanda, dia 23 de abril.