Conheça a história do “Motorcycle Graveyard of Lockport” um armazém abandonado absolutamente abarrotado de motocicletas antigas nos Estados Unidos que já não existe mais. Sim, chegamos tarde.
A história começa em meados de 2010 quando um entusiasta das duas rodas chamado David Cuff se deparou com um álbum de fotografias de alguém no Flickr. As fotos continham um verdadeiro exército de motocicletas em um local desconhecido.
Cuff, então partiu em uma missão para encontrar esse misterioso cemitério de motocicletas. O norte-americano contou sobre “a lenda” à seus amigos motociclistas e alguns meses depois todos eles partiram para uma viagem de 9 horas até a pequena cidade de Lockport, no Condado de Niagara, estado de Nova York.
No maior clima “Indiana Jones”, Cuff e seus amigos conseguiram adentrar o prédio – que não era apenas um galpão, mas três prédios interligados – antes mesmo de conhecer o seu dono ou se haveria algum risco ao fazer isso. A audácia foi recompensadora: haviam motocicletas por toda a parte!
Apesar da alegria, logo ficou óbvio que era arriscado ficar lá dentro. O prédio estava claramente desmoronado. Parte do teto já havia caído e havia buracos no piso principal. Todos os modelos tinham aspecto de que não eram tocados há muitas décadas.
Eles não puderam ficar muito tempo, pois a visita ao cemitério das motos era apenas um dos objetivos da viagem. De volta para casa, eles descobriram que o proprietário se chamava Frank Murrell e que o prédio – cujos impostos não eram pagos há muitos anos – havia sido condenado pela cidade de Lockport.
Murell, então contou a história toda: as motocicletas haviam sido recolhidas por um sujeito chamado simplesmente de “Kohl”. Ao longo de mais de 50 anos, Kohl foi dono de várias lojas de motos diferentes e claramente um entusiasta. No começo dos anos 1970, o prédio era conhecido pelo nome “Kohls Cycle Sales” um dos maiores pontos de vendas de peças da região.
Por volta de 1997, Kohl vendeu tudo para Murell que continuou a operar sob o nome de “Kohl’s Cycle Salvage” até o prédio começar a desmoronar na década de 2000. Como os consertos superavam os 300 mil dólares, Murrell simplesmente abandonou o negócio e a prefeitura de Lockport condenou o edifício, impedindo qualquer pessoa de entrar.
A cidade também havia assumido a propriedade de todo o conteúdo, mas Murell processou-os com sucesso, reconquistando o direito ter acesso ao conteúdo que lá havia. Nesse meio tempo – que durou vários meses – o proprietário sempre manteve contato com Cuff, que organizou uma segunda viagem ao cemitério, dessa vez “armado” com lanternas, cordas, câmeras e um caminhão para carregar o que pudesse.
Murell, Cuff e seus amigos passaram mais de seis horas escavando todo o local, que era mais recheado do que se pensava inicialmente. Haviam motores, tanques, escapamentos, quadros e aros por todos os lados, às vezes ocupando ambientes inteiros. A maioria das motos eram japonesas, das décadas de 50 e 60, ou seja, as disponíveis no mercado quando Kohl começou a recolhê-las.
Cuff e sua trupe juntaram o que puderam, mas não havia muito mais tempo. Murell avisou que a demolição do que restava começaria em alguns dias. Quando eles chegaram para uma terceira visita já era tarde: eles avistaram dois caminhões de lixo abarrotados com motocicletas, principalmente do final dos anos 70 e começo dos 80. Uma visão de fazer chorar qualquer antigomobilista.
O que Kohl começou, Murrell terminou, com a ajuda de Cuff. O prédio pegou fogo em 30 de julho de 2013, mas já não havia nenhuma motocicleta. Segundo Murell, por volta do final de 2010, todas já haviam sido vendidas, doadas e/ou sucatadas.
Galeria de fotos