Conheça a história do Troféu Turista da Ilha de Man, corrida anual onde motociclistas do mundo inteiro desafiam a morte em um percurso de 60 quilômetros pelas estradas desse pequeno arquipélago britânico.
Realizada desde 1907, o Troféu Turista na Ilha de Man é uma das provas mais antigas ainda em atividade. Por muitos anos, o formato adotado foi o “Time Trial”, ou seja, com os competidores disputando contra o relógio. Entre 1954 e 1959, as corridas tiveram largadas convencionais, abandonadas devido aos massivos acidentes que aconteciam.
Atualmente o método utilizado é o chamado “Clutch Start”, com os competidores disputando diretamente, mas largando em intervalos de 10 segundos, conforme os tempos obtidos nos treinos de classificação. Parece que não, mas dá perfeitamente para os pilotos alcançarem uns aos outros em um percurso de 60 km. Isso permitiu melhorar o nível de segurança mantendo a emoção.
A pista, chamada de “Snaefell Mountain Course”, na verdade trata-se das mesmas ruas e estradas comuns que percorrem a ilha, sem nenhum trato especial para a segurança. Quer dizer, os competidores aceleram em frente às casas dos moradores lidando com guias, postes, arbustos, tampas de bueiro, desníveis, lombadas e tudo o mais que se possa imaginar.
Há também outra parte montanhosa, onde os pilotos ganham o campo. Nesse trecho, recheado de retas e curvas de raio extremamente longo, velocidades altíssimas acima dos 350 Km/h são facilmente atingidas. 256 curvas compõem todo o percurso.
Por muitas décadas, o Troféu Turista da Ilha de Man foi a corrida de motocicletas mais prestigiada do mundo. Fazia parte do Campeonato Mundial de Motociclismo, como a etapa britânica do calendário até 1976, mas foi retirada por razões de segurança perdendo a chancela da FIM. Hoje é um evento promovido pelo departamento de turismo da Ilha.
Vale lembrar que outras corridas realizadas em circuitos de estrada entraram em declínio na mesma época. Em 1976, a Fórmula 1 também realizou sua última corrida no colossal circuito de Nürburgring Nordschleife. A Targa Fiorio, realizada nas estradas italianas, também acabou em 1977.
Mesmo acontecendo de forma independente, o Troféu Turista da Ilha de Man continua a crescer e a penetrar no imaginário do público justamente pela bravura necessária. Mais de 240 pilotos já perderam a vida entre treinos e corridas. A edição mais sangrenta foi a de 1970: nada menos do que seis mortes. A de 2022 chegou perto: cinco mortes.
Até o ano passado, o maior vencedor da prova é Joey Dunlop. o norte irlandês somou impressionantes 26 vitórias em 78 participações por diferentes categorias. Curiosamente, o maior nome do Troféu Turista não perderia a vida durante essa corrida e sim em uma prova em Tallinn, na Estônia, no ano 2000. Quem o sucedeu foi justamente seu sobrinho Michael Dunlop.
A família Dunlop, inclusive, é toda voltada esse tipo de corrida. O irmão de Joey, Robert também foi um competidor de sucesso na Ilha de Man, com cinco vitórias até encontrar a morte na North West 200 de 2008. O mesmo aconteceu com seu filho William na Skerries 100 em 2016. Restou apenas Michael, que ano após ano continua arriscando-se na montanha em nome do prazer de competir.
Outros grandes nomes são: John McGuinness com 20 vitórias e ainda em atividade, Mike Hailwood com 14 vitórias em 34 participações; Steve Hislop com 11 vitórias em 26 participações; Giacomo Agostini com 10 vitórias em 16 participações; Phill Read com 8 vitórias em 33 participações e John Surtees com 6 vitórias em 11 participações.
Aos 53 anos, John McGuinness pode estar realizando em 2025 o seu último TT. O britânico se recuperava de uma lesão quando a pandemia de coronavírus impediu o evento em 2020 e 2021. Mesmo assim, o piloto da Honda continua veloz como sempre, ocupando as primeiras posições.
E o Troféu Turista na Ilha de Man tem outros especialistas, como Conor Cummins, o valente Ian Hutchinson, Lee Johnston, o persistente Dean Harrison, e muitos outros. Entre os mais novos, os destaques ficam por conta de Peter Hickman e Davey Todd, que figuram entre os primeiros nos últimos anos e tem tudo para entrar no Olimpo dos melhores.
A última semana de maio já é movimentada, graças aos treinos livres e classificatórios que definem a ordem de largada das categorias, que são por ordem de importância: Senior TT, Superbike, Superstock, Supersport, Lightweight e TT Sidecar, uma das mais divertidas e perigosas.
Os treinos livres começaram na última segunda-feira (26). Na quarta-feira (28) começam as sessões classificatórias. A corridas começam no sábado (31) e vão até o próximo sábado (7 de junho). Mas a programação é constantemente modificada devido aos acidentes e ao clima instável que afeta a ilha em questão de minutos.
E ao contrário do que poderia se esperar, as estradas não fecham. Isso acontece apenas após as 18h00 locais, já que o sol se põe apenas as 23h00 nessa época do ano. Trata-se de uma época extremamente lucrativa para a ilha, com um massivo fluxo de turistas de todas as partes do mundo para curtir a corrida – e as atrações da região, que é simplesmente mágica.
E, antes que você se pergunte, não há transmissão televisiva, não nos moldes que conhecemos. De concreto mesmo, você pode acompanhar a prova através da rádio local e por pequenos vídeos que os organizadores vão soltando nas redes sociais durante o evento.