Com o lançamento da Harley-Davidson Sportster S agora sabemos para onde a marca de Milwaukee está levando a família Sportster. Mas o que virá a seguir? É o que tentamos descobrir aqui.
Movida pelo motor Revolution Max de 1.252 cm³ e refrigeração líquida da Pan America, a Sportster S oferece pelo menos 120 cv de potência, ou seja, quase o dobro do motor Evolution refrigerado a ar. Um avanço significativo em relação às antigas Sportster que deixaram de ser produzidas em 2019 devido às novas leis de emissões de poluentes.
O que também avançou bastante foi o preço. Custando em torno de US$ 15.000, a nova Sportster S é cerca de US$ 3.500 mais cara que a última Forty-Eight e custa praticamente o mesmo que uma Softail Street Bob 114 no mercado norte-americano. Nesse contexto, nota-se que não é um modelo básico como a anterior. Normalmente a Harley-Davidson o utiliza a letra “S” para uma versão esportiva ou de alto desempenho.
Eles também deram algumas dicas sobre adições futuras à família Sportster. No vídeo de lançamento da Sportster S, Bill Davidson, vice-presidente do Museu Harley-Davidson e bisneto do cofundador da empresa William Davidson, expressou seu entusiasmo pelo “que está por vir”. Nos momentos finais, o vídeo fornece brevemente uma prévia do próximo modelo (aos 12min35s).
“Haverá modelos futuros que definitivamente irão explorar alguns dos fatores mais clássicos da Sportster”, disse Brad Richards, vice-presidente de estilo e design da Harley-Davidson. Em seguida, somos apresentados a três fotos de outro novo modelo. Algo bem mais convencional, com garfos telescópicos, tanque estilo “peanut” e escapamento diferente e que remetem à Iron 1200 e Forty-Eight anteriores.
Não está claro, à princípio, se a moto apresentada nessas imagens é a mesma Sportster S em uma versão de especificações mais baixas, mas de acordo com a imprensa norte-americana e membros dos fóruns da H-D, é sim. O modelo parece ter uma roda dianteira de 19 polegadas, para-lama maior e um filtro de ar redondo. O estilo geral reúne elementos dos modelos Forty-Eight e Iron em um visual mais tradicional.
Quanto ao motor, não há nenhuma indicação de que é o mesmo Revolution Max da Sportster S. Quando a Harley-Davidson o apresentou pela primeira vez, em 2018, eles disseram que tratava-se de uma plataforma “modular”, com pretensões de ser oferecido em quatro cilindradas, entre 500cc a 1.250cc. Certamente é algo que faria muito sentido ao conceber uma Sportster mais convencional e acessível.
Dois possíveis nomes foram patenteados recentemente para esse próximo lançamento. “Nightster”, no início desse ano, que pode batizar uma versão mais obscurecida da Sportster S e “48X”, que a Harley-Davidson solicitou em dezembro de 2017, na mesma época da Pan America. Isso parece sugerir que a 48X também é impulsionada pelo motor Revolution Max.
Ainda não há qualquer indicação de quando a segunda Sportster será anunciada. Mas o fato é que a linha é uma das mais importantes para a marca por ser a mais acessível. Existe, sem dúvida, uma certa urgência em substituir os modelos descontinuados no mercado norte-americano e europeu, os mais significativos em termos de vendas. Seu aparecimento no final do ano é plausível.