O lançamento da Harley-Davidson Pan America foi o grande centro das atenções na semana passada, mas também foram feitos alguns insights sobre a nova Custom 1250, que deve ser apresentada em breve.
Revelada pela primeira vez como conceito em agosto de 2018, ao lado da Pan America e da (agora arquivada) Bronx 950, a Custom 1250 também conta com o novo motor Revolution Max, tranquilamente o mais avançado propulsor produzido em Milwaukee em décadas.
Na Pan America 1250 esse motor está rendendo 150 cv a 9.000 rpm e 12,9 kgf.m de torque a 6.750 rpm. E na Custom quanto seria? Uns especulam em mais, outros menos. O certo é que haverá menos peso e menos preocupação com carga, o que tornaria esses números bem excitantes, se forem mantidos.
Embora tenha um design bem tradicionalista ao estilo Harley-Davidson, a Custom 1250 conta com toques de modernidade, como farol de LED, garfos invertidos, suporte de placa lateral e poucos cromados. A marca já confirmou que o chassi também é totalmente novo, que deve dar origem a uma nova família de modelos.
Isso realmente será necessário, pois a linha Sportster deixou de ser produzida na Europa a partir desse ano por não se enquadrarem às leis ambientais do Euro5, agora obrigatórias. Elas representam uma parte considerável do catálogo, já que eram as mais acessíveis. E a presença no mercado europeu é de vital importância para a empresa.
Com um motor forte e estilo esportivo, é provável que a Custom 1250 seja equipada com uma boa centralina eletrônica. Não seria demais supor a presença de modos de pilotagem, controle de tração, ABS em curvas e cruise control. O painel deve ser de TFT, com algum grau de conectividade com o smartphone.
E quando seria o lançamento da Custom 1250? Mistério absoluto, mas como a Harley-Davidson já vem divulgando o modelo, não deve demorar mais do que alguns meses. A moto está pronta e já foi está devidamente registrada nos escritórios de patente norte-americanos, como demonstram os desenhos abaixo.