O team manager da equipe Yamaha Wilco Zeelenberg comentou sobre as principais diferenças entre Jorge Lorenzo e Maverick Viñales, piloto que o substituiu na marca dos diapasões nessa temporada. O holandês se mostrou impressionado com o novo contratado: “Viñales freia mais tarde e mais profundamente do que Lorenzo“.
Zeelenberg já foi piloto e atingiu o auge de sua carreira em 1991, quando encerrou o ano em quarto nas 250cc (hoje Moto2). Depois de pendurar o capacete em 2000, o holandês permaneceu no paddock, atuando como gerente de equipes e pilotos, notabilizando-se por ser campeão no World Supersport em 2009, com Cal Crutchlow e a Yamaha.
Em 2010, Zeelenberg migrou para a MotoGP, onde foi um dos profissionais mais próximos de Jorge Lorenzo, ao lado de Ramón Forcada. Seis meses após a chegada de Maverick Viñales, o holandês pôde finalmente fazer uma comparação entre os dois pilotos espanhóis conversando com o Crash.net.
“Maverick é um cara muito profissional e motivado. Se eu tivesse que comparar a sua motivação com o outro, então eu diria que ele é um dos caras que estão mais focados. Na verdade, como Jorge. Quando a viseira é fechada, pode concentrar-se muito bem. Maverick está em uma missão. Ele quer ser campeão do mundo. Isso está claro e para mim não há dúvida sobre isso. A única questão é quando. Mas ele irá desempenhar um papel-chave na MotoGP nos próximos anos. Sua abordagem é muito madura. Ele ouve muito bem e está disposto a aprender, porque temos muita experiência. Mas para se tornar campeão do mundo, não pode ter muitos problemas no fim de semana e perder a chance de ganhar.” (Wilco Zeelenberg)
Sobre o estilo de pilotagem, Zeelenberg disse que Lorenzo possuía uma pilotagem mais suave, enquanto Viñales é mais agressivo e freia melhor. O holandês destacou que o espanhol se posiciona mais à frente na moto possibilitando um melhor controle da roda dianteira e maiores variedades de acerto, o que muito tem agradado a equipe.
“Jorge é muito gentil, calmo e suave. Maverick é mais agressivo com o pneu da frente, mas, com os pneus Michelin, ele traz algo melhor para trabalhar. Ele para a moto muito bem, então pode frear mais tarde e mais profundamente nas curvas. E ele coloca seu corpo mais à frente do que Jorge. Para Jorge é mais importante trazer a moto imediatamente para a alta velocidade após a frenagem. Mas, com o corpo mais à frente, a moto gira mais rápido e pode definir-se mais cedo. Maverick também controla o freio traseiro muito bem. Jorge, às vezes tinha problemas em ser capaz de parar a moto corretamente, porque não têm as mesmas oportunidades no acerto como Maverick. Isso é muito interessante. Durante a frenagem, situação em que muitas vezes tivemos problemas com Jorge, os freios de Maverick se saem muito bem. Isto resolve um monte de pequenos problemas que tivemos nos últimos anos, apenas devido ao seu estilo de pilotagem.”
Depois de dois anos na Suzuki, Viñales se adaptou muito rapidamente à Yamaha de Lorenzo, dominando a pré-temporada e vencendo as duas primeiras corridas (Catar e Argentina) e outra na França. Apesar disso, o espanhol não pontuou tão bem quanto Marc Márquez, que lidera a classificação com 129 pontos, cinco a mais que o rival.