Se a morte de Paul McCartney em um acidente de carro em 1966 é apenas uma pegadinha dos Beatles, outro mito, Bob Dylan, quase morreu de verdade em um acidente com uma Triumph Bonneville T100 nesse mesmo ano. Ou será que isso também não passa de uma lenda?
Dylan deslizou ‘like a rolling stone’ à cerca de 150 KM/H em uma curva de alta velocidade na Striebel Road, perto de Woodstock, estado de Nova York em 1º de julho de 1966. Em uma época que andar de capacete e equipamentos de segurança ainda era uma realidade muito distante, o músico saiu dessa com uma fratura de vértebra, vários hematomas pelo corpo e ferimentos no rosto.
Então despontando como um beatnik gênio do Rock/Folk, o acidente de Dylan atraiu a atenção do mundo por semanas. Entretanto, a causa do acidente nunca ficou clara. Seu empresário na época afirmou que a culpa foi uma grande mancha de óleo na sinuosa estrada. Sua esposa fala de uma falha nos freios. Mas o próprio Dylan afirma que uma ofuscante luz do sol fez com que perdesse o controle da moto.
E querem saber? O acidente pode nunca ter acontecido. Não há provas. O boletim de ocorrência nunca foi encontrado. Não há registros médicos indicando diagnóstico de fraturas na coluna naquele dia e nenhuma oficina na região se lembra de ter consertado uma Triumph Bonneville T100 1964. O fato é que, Bob Dylan de fato, sumiu dos holofotes por um tempo.
Pensando bem, fingir um grave acidente de moto parece ser a desculpa perfeita para uma estrela do rock em busca de um refúgio do louco meio musical dos anos 1960. Felizmente ele reapareceu, continuou fazendo músicas espetaculares e está conosco até hoje.