Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Novos registros sugerem a chegada de uma nova Suzuki Hayabusa em 2021

Lucas Carioli 19 de dezembro de 2019


Apesar das frustrações dos últimos anos, ainda existe a possibilidade de vermos uma nova Suzuki Hayabusa nos próximos anos. A esperança vem desses registros de patente, descobertos em um escritório japonês na semana passada.

O quadro da nova geração parece menor do que o atual. (BikeSocial)

Os registros descrevem dois novos projetos relativamente simples, mas significativos: o primeiro é sobre a montagem de um reservatório de carbono, que faz parte do sistema de controle de emissões por evaporação e absorve os vapores de gasolina do tanque de combustível, em vez de deixá-los entrar na atmosfera.

É exatamente o tipo de coisa necessária para a certificação do Euro5, que passa a vigorar em território europeu a partir de 1º de janeiro e que está faltando na antiga Hayabusa. Nesse caso, a patente refere-se à maneira como o recipiente é montado na lateral do quadro e resfriado pelo fluxo de ar que passa pela motocicleta.

As novas patentes revelam que o motor permanecerá estruturalmente o mesmo. (BikeSocial)


O segundo projeto é para o cárter de óleo do motor, redesenhado para ajudar a impedir que o óleo goteje por dentro. Entretanto, os desenhos mostram que o propulsor compartilha o mesmo design de antes e todos os orifícios dos parafusos combinam perfeitamente com a unidade de 1340 cm³. Por outro lado, o quadro parece muito mais leve e alinhado com atual GSX-R1000.

Fontes japonesas confiáveis, no entanto, garantem que o motor ganhará cerca de 100 cm³ em comparação com a última versão, levando-o para 1440cc. Isso estaria de acordo com a reação das outras marcas, que têm elevado a cilindrada de suas motos, como forma de contrabalancear as perdas de potência dos novos catalisadores.

O projeto revela a presença de um cárter redesenhado. (BikeSocial)

Também devem permanecer as duas grandes ponteiras de escapamento, uma de cada lado, como na antiga Hayabusa. É um elemento consistente ao longo de toda a vida da motocicleta e, com as leis de emissões cada vez mais rígidas, realmente não faria sentido retirá-las justamente agora.

Quando se trata de estilo, os registros não dão muitas pistas. Esperava-se que que a Suzuki criasse um design inspirado em uma maquete publicada em 2015, conceito que  terá meia década quando a nova moto fizer sua estréia oficial. Então é provável que essa área tenha evoluído significativamente para refletir gostos atuais.

As grandes ponteiras de escapamento duplas ainda estão lá. (BikeSocial)

Embora ainda esteja disponível no Brasil e outros mercados menos exigentes (ecologicamente falando), a Suzuki GSX-R 1340 Hayabusa já é um modelo fora de linha na Europa e nos Estados Unidos desde 31 de dezembro do ano passado, quando o prazo limite de comercialização das motos padrão Euro3 (2015) expirou.

Ao invés de adaptar a Hayabusa aos limites do Euro4 (2017), a Suzuki teria optado em desenvolver um modelo diretamente no padrão Euro5 aproveitando o intervalo para vender tantas unidades antigas quanto fosse possível. Dessa forma, a nova geração faria a sua estreia internacional em 2021. Como sempre, o tempo irá dizer.


Tags: GSX-R 1340 Hayabusa Segredos Suzuki

Continue Reading

Previous: Husqvarna pode lançar scooter elétrica em 2021
Next: Suzuki Katana pode ganhar versão de 125cc

Leia também

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca
  • Segredos

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca

12 de junho de 2025
Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.