Apesar das frustrações dos últimos anos, ainda existe a possibilidade de vermos uma nova Suzuki Hayabusa nos próximos anos. A esperança vem desses registros de patente, descobertos em um escritório japonês na semana passada.
Os registros descrevem dois novos projetos relativamente simples, mas significativos: o primeiro é sobre a montagem de um reservatório de carbono, que faz parte do sistema de controle de emissões por evaporação e absorve os vapores de gasolina do tanque de combustível, em vez de deixá-los entrar na atmosfera.
É exatamente o tipo de coisa necessária para a certificação do Euro5, que passa a vigorar em território europeu a partir de 1º de janeiro e que está faltando na antiga Hayabusa. Nesse caso, a patente refere-se à maneira como o recipiente é montado na lateral do quadro e resfriado pelo fluxo de ar que passa pela motocicleta.
O segundo projeto é para o cárter de óleo do motor, redesenhado para ajudar a impedir que o óleo goteje por dentro. Entretanto, os desenhos mostram que o propulsor compartilha o mesmo design de antes e todos os orifícios dos parafusos combinam perfeitamente com a unidade de 1340 cm³. Por outro lado, o quadro parece muito mais leve e alinhado com atual GSX-R1000.
Fontes japonesas confiáveis, no entanto, garantem que o motor ganhará cerca de 100 cm³ em comparação com a última versão, levando-o para 1440cc. Isso estaria de acordo com a reação das outras marcas, que têm elevado a cilindrada de suas motos, como forma de contrabalancear as perdas de potência dos novos catalisadores.
Também devem permanecer as duas grandes ponteiras de escapamento, uma de cada lado, como na antiga Hayabusa. É um elemento consistente ao longo de toda a vida da motocicleta e, com as leis de emissões cada vez mais rígidas, realmente não faria sentido retirá-las justamente agora.
Quando se trata de estilo, os registros não dão muitas pistas. Esperava-se que que a Suzuki criasse um design inspirado em uma maquete publicada em 2015, conceito que terá meia década quando a nova moto fizer sua estréia oficial. Então é provável que essa área tenha evoluído significativamente para refletir gostos atuais.
Embora ainda esteja disponível no Brasil e outros mercados menos exigentes (ecologicamente falando), a Suzuki GSX-R 1340 Hayabusa já é um modelo fora de linha na Europa e nos Estados Unidos desde 31 de dezembro do ano passado, quando o prazo limite de comercialização das motos padrão Euro3 (2015) expirou.
Ao invés de adaptar a Hayabusa aos limites do Euro4 (2017), a Suzuki teria optado em desenvolver um modelo diretamente no padrão Euro5 aproveitando o intervalo para vender tantas unidades antigas quanto fosse possível. Dessa forma, a nova geração faria a sua estreia internacional em 2021. Como sempre, o tempo irá dizer.