Documentos de homologação nos Estados Unidos revelam os planos da MV Agusta para 2024 e os próximos anos. Modelos totalmente novos como “921 S”, “921 GT” e Lucky Explorer estão listadas.
O documento recentemente publicado pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) é uma atualização de um registro anterior da MV Agusta para dados de veículos para o ano modelo 2022 e além.
A atualização adicionou um apêndice descrevendo os modelos atuais e futuros e essencialmente nos dá um roteiro para os planos da marca de Varese para os próximos anos. Há muito para explorar na imagem abaixo, então vamos percorrer a lista linha por linha, começando com a Linha B1.
A linha B1 incluem as motos com o motor tricilíndrico de 798cc atual, como a Brutale e Dragster, mas adiciona duas novas: a Brutale 950 e a Dragster 950. A suposição óbvia é que essas motocicletas receberão o motor de 931 cm³ da nova Lucky Explorer 9.5.
As Linhas 1B e 2B são um pouco misteriosas, mas a nomenclatura sugere que elas estão conectadas, de alguma forma. É possível que eles sejam reservados para novas pequenas cilindradas que a MV Agusta vinha desenvolvendo com a chinesa Loncin Motor Company.
Isso foi antes da pandemia, em 2019, e também muito antes de a KTM entrar em cena, no final do ano passado. Esperava-se que os primeiros modelos chegassem em 2021, e isso obviamente não aconteceu. Não está claro se essa parceria ainda existe.
A linha F1 inclui alguns nomes familiares, F3 e Superveloce e suas versões. Mas um novo nome se destaca, “Superveloce 98 Edizione Limitata”. A 98 foi a primeira motocicleta da MV Agusta, lançada em 1946, então assumimos que veremos um modelo de edição limitada em sua homenagem.
A linha E1 lista três modelos Lucky Explorer Project: LXP, LXP Premium e LXP Orioli. As duas primeiras são bastante diretas, uma versão básica e uma premium. A LXP Orioli obviamente recebe o nome de Edi Orioli, que pilotava uma Cagiva Elefant em três de suas quatro vitórias no Paris-Dakar.
A linha E2 não está sendo importada para os EUA, mas as semelhanças entre duas linhas sugerem que ela signifique a Lucky Explorer 5.5, feita em parceria com a QJ Motor na China. Modelo que está sob o risco de não existir, já que o novo acionista, a KTM, se mostra contra.
Os modelos Turismo Veloce, listados na linha T3, correspondem às diferentes versões oferecidas nos últimos anos, portanto, o apêndice não nos informa sobre nenhuma mudança neles. É provável que eles permaneçam com o atual motor de 798cc passando para o novo 950cc no futuro.
A linha B7 consiste principalmente em modelos da linha Brutale 1000, como a Rush, Superveloce 1000 e Serie Oro. Mas o documento adiciona ainda uma provável edição limitada chamada “Nurburgring”, além de versões R e S que devem ser feitas em volumes maiores nos próximos anos.
Por fim, chegamos à nova linha J1, que confirma que a 921 S, apresentada como conceito em Milão, está planejada para produção, e será acompanhada por uma variação, 921 GT. Essas serão baseadas na MV Agusta 750 S, de 1970 e que foi acompanhada pela 750 GT dois anos depois.
Não há nenhuma indicação sobre quando veremos cada um desses modelos. O apêndice cobre tecnicamente os modelos de 2022 a 2035, mas muitos deles devem aparecer já nos próximos anos, então tome nota. Há muita coisa interessante por chegar.