A Triumph está planejando uma grande reformulação em quase todos os modelos de seu catálogo. Agora, mais uma vez foram flagradas uma Tiger Explorer 1200 e uma Bonneville sensivelmente modificadas em relação às versões atualmente nas concessionárias.
Na Tiger 1200, os componentes primários da motocicleta (motor e chassi) mantêm-se inalterados, mas todo o resto acoplado a ela foi revisto, tendo como base uma recente pesquisa de mercado entre os proprietários britânicos.
A pesquisa perguntava se os proprietários gostariam de ter suspensão semi-ativa, ABS em curvas, controle de tração e bolha ajustável eletricamente. Ao que parece, todos esses novos atributos serão incorporados na nova Tiger 1200.
Olhando para a foto em questão, parece que o protótipo está equipado com as mesmas bengalas WP, utilizadas na KTM 1290 Super Adventure, que já possui suspensão semi ativa, que reage à mudanças de superfície, frenagem e aceleração, ligadas a vários modos de condução.
As pinças de freio também são outras, da Brembo, ao invés das atuais Nissin, que também já equipam a KTM e em 2016 a célebre BMW R1200GS. O para-brisa elétrico é o ponto de partida para uma completa revisão estética, que inclui novos instrumentos, painéis laterais e carroceria.
Uma Bonneville “menos clássica”
Quanto à Bonneville, parece ser mais uma variação dos protótipos já flagrados. A Triumph quer ampliar sua linha retrô, acrescentando versões Café Racer, Bobber à consagrada motocicleta, mas o modelo fotografado acima é bem diferente do que vinha sendo espionado.
De cara, nota-se que essa Bonneville tem um aspecto bem menos “clássico” que a atual, possuindo rodas de liga leve, um escapamento mais convencional e uma menor quantidade de cromados. Também nos chamou atenção o radiador de menor dimensão, o que sugere um motor de menor capacidade cública.
Outro indício de que se trata de uma versão mais “acessível” é o protótipo ter apenas um disco de freio na dianteira, ao contrário dos habituais dois. Entretanto, a moto provavelmente ainda terá refrigeração líquida, para cumprir as regras de emissões do Euro4, sem perder potência. Ambos os modelos deverão estar nas concessionárias em 2017.