A Comissão Esportiva do World Superbike anunciou hoje (6) mudanças importantes para a próxima temporada do campeonato. A principal delas é sobre o grid de largada da segunda bateria que, a partir de agora, será montado de acordo com os resultados da primeira.
A programação continua basicamente a mesma, com a Superpole e Corrida 1 sendo realizadas no sábado. O grid da Corrida 2, no entanto, será formado pelos resultados da classificação apenas do 10º lugar para baixo. As três primeiras filas serão dispostas da seguinte maneira:
– Os três primeiros classificados na Corrida 1 alinharão na fila 3 em ordem invertida, o que quer dizer que o vencedor largará apenas em nono lugar;
– Os pilotos que terminarem em 4º, 5º e 6º serão promovidos para a primeira fila da Corrida 2, o que quer dizer que o quarto colocado estará na pole;
– Os pilotos que terminarem em 7º, 8º e 9º começarão a partir da segunda linha, com o sétimo colocado da Corrida 1 em quarto no grid de largada da Corrida 2.
Até esse ano, o grid da Corrida 2 obedecia os tempos da Superpole. São mudanças que visam tornar o campeonato mais atraente e imprevisível, em uma tentativa de nivelar a categoria e frear um pouco o domínio da Kawasaki, que venceu três das últimas quatro temporadas.
O comunicado também anunciou uma série de mudanças menores. Agora, por exemplo, cada categoria poderá contar com duas participações curinga (WildCard) por etapa e suas candidaturas precisam ser enviadas com até 90 dias antes do evento.
Assim como na MotoGP, estão proibidas as voltas pelo circuito de scooter a fim de obter familiarização com o traçado. Percorrê-lo de bicicleta, no entanto permanece permitido. A classe Supersport (600cc) terá agora corridas “flag-to-flag”, o que significa que trocas de pneus em corridas com condições climáticas instáveis.