A Dorna e a Aprilia correm contra o tempo para encontrar uma equipe substituta para a CryptoDATA RNF Racing, dissolvida na última segunda-feira (27). Ao que tudo indica, o novo proprietário será mesmo Justin Marks, da Trackhouse Racing nos EUA.
Nascido em Saint Louis, no Missouri, Marks é um piloto de 42 anos que compete nas categorias da NASCAR desde a segunda metade dos anos 2000. Ele e seu pai, Michael McDowell, operam uma instalação de kart chamada Trackhouse Motorplex ao norte de Charlotte na Carolina do Norte.
O pai de Marks também é sócio da empresa de capital privado Riverwood Capital, membro do conselho da GoPro e proprietário minoritário do vitorioso time de basquete da NBA, Golden State Warriors, sediado em Oakland, na Califórnia.
Em agosto de 2020, Marks fez parceria com o ex-executivo da NASCAR, Ty Norris, para criar a Trackhouse Racing, uma equipe da Cup Series que estreou em 2021. Esse ano, com o piloto Ross Chastain, eles venceram duas corridas, inclusive a etapa final no oval de Phoenix.
De acordo com o Speedweek, Marks visitou o paddock de MotoGP esse ano e se prontificou para assumir as vagas da CryptoDATA RNF Racing, que já vinha com problemas internos há muitos meses. Ainda no mês de agosto, o CEO da KTM, Stefan Pierer alertou sobre as dificuldades da equipe adversária.
Para a Dorna, a entrada da Trackhouse é uma situação “ganha-ganha”, porque o grupo parece ser mais financeiramente estável do que a RNF Racing, que trocou de patrocinador oficial duas vezes nos últimos dois anos e não é exatamente um modelo de estabilidade.
Além disso, Dorna pretende expandir a marca MotoGP no mercado norte-americano, e um parceiro de planejamento sério e de longo prazo como Justin Marks, com um real envolvimento no esporte a motor, enquadra-se perfeitamente neste conceito.
Ainda não se sabe se os americanos farão concessões financeiras aos atuais proprietários da CryptoDATA e RNF ou assumirão os contratos de leasing das motos, caminhões e facilidades. Segundo a imprensa alemã, tudo deve ser esclarecido até a semana que vem.
O tempo é curto para a nova estrutura se preparar a contento para a temporada 2024. Os próximos testes coletivos acontecem em fevereiro, quando toda a parafernália da MotoGP é colocada em um avião para a Malásia, com os custos bancados pela Dorna, IRTA e MSMA.