A Indian revelou essa semana a linha 2019 dos modelos Chief, Springfield e Roadmaster. Os modelos mais pesados da marca norte-americana ganharam novas cores e aprimoramentos gerais, o que inclui a desativação do cilindro traseiro do motor V-Twin.
Essa tecnologia já foi vista no Mundial de Superbike e também nos carros, onde os cilindros dos motores são desativados no meio da curva para melhorar as respostas durante as aplicações de aceleração parcial. A Honda VFR1200F, por exemplo, faz algo semelhante em seu V4 com o objetivo de diminuir o consumo de combustível.
No caso da Indian, essa desativação acontece por outros motivos. O principal deles é diminuir o calor que emana do motor para as pernas do condutor e garupa. As motocicletas utilizam o poderoso propulsor “Thunder Stroke 111”, capaz de oferecer colossais 16,5 kgf.m de torque a míseros 3.000 giros.
Dessa forma os motores de 2019 desativam o cilindro traseiro quando chegam à temperatura de operação e o clima ambiente esteja por volta de 59º fahrenheit, o equivalente a 15 graus celsius. Entretanto, ele volta a operar normalmente assim que o acelerador é aplicado, tornando o passeio mais agradável para piloto e garupa.
No mais, os novos modelos contam com três inéditos modos de pilotagem: “Tour”, “Standard” e “Sport”, além de um sistema de áudio atualizado com alto-falantes aprimorados. A Roadmaster já possuía um sistema de infotainment bastante atual, mas que acaba de ganhar um rival à altura, o “Boom! Box GTS”, da Harley-Davidson.
Mudanças sutis foram feitas na Chief Dark Horse e Springfield Dark Horse, que agora têm a opção da cor branca e acabamentos em preto brilhante nas tampas do motor, escapamento e dobradiças dos alforjes. Enquanto isso, as barras protetores dianteiras e o para-brisa foram removidos para criar uma aparência mais aerodinâmica.