A Yamaha está apresentando, essa semana, o modelo 2018 da YZ450F, a sua principal trilheira profissional. Apesar de ter sido extensamente revisada, a maior novidade é um aplicativo que permite ajustar alguns parâmetros no seu smartphone.
Graças a uma nova unidade de gerenciamento onboard com Wi-Fi, os pilotos podem agora fazer mudanças simples e fáceis de injeção e ignição na motocicleta, tudo através de um aplicativo que funciona em sistemas iPhone ou Android.
Isso significa que ficou mais fácil ajustar o mapa da motocicleta para se adequar à pista, às condições de pilotagem, clima e ao estilo de condução, possibilitando aos pilotos uma maneira muito mais simples de tornar sua motocicleta competitiva.
O aplicativo também permite que os pilotos carreguem configurações diferentes para diferentes pistas, além de tomada de notas sobre a manutenção, diagnóstico do sistema e o tempo de funcionamento do motor, criando uma visão geral sobre o que a moto tem feito e sobre o desempenho.
Em termos mecânicos, a YZ450F recebeu um motor altamente revisado, com um novo cabeçote, câmara de combustão e virabrequim. O pistão tipo “ponteira de caixa” também é novidade, de alta compressão e revestido de carbono. O corpo do carburador Mikuni também é novo.
Os radiadores foram aumentados e inclinados em uma posição que aproveita o fluxo de ar garantindo uma melhor eficiência de resfriamento. As engrenagens do câmbio foram revisadas e as placas de embreagem melhoradas, a fim de tornar a troca de marchas mais suave e com maior durabilidade.
A partida agora é elétrica e dispensa o antigo pedal. Para auxiliar nas largadas, um botão foi adicionado ao punho direito para permitir mais suavidade e velocidade ao acelerar forte. Foi instalada uma nova bateria de lítio, mais leve e completamente selada.
O amortecedor traseiro KYB também foi ajustado para dar novas características de amortecimento e agora apresenta uma mola mais leve, com capacidade do reservatório aumentada em 30cc, o que ajudará a melhorar a performance em corridas mais longas.
A Yamaha disse que a YZ450F estará nas concessionárias da Europa em agosto, mas não informou os valores que serão praticados no velho continente. A marca dos diapasões foi a primeira das japonesas a revelar a linha para o próximo ano, em sequência da KTM e da Husqvarna, no mês passado.