Foi fotografado rodando em testes na Indonésia um protótipo que tem tudo para ser a nova geração da Yamaha YZF-R3. A pequena superbike da marca japonesa pode ter suas primeiras alterações significativas desde seu lançamento em 2014.
O flagra foi realizado pelo site indonésio Macantua, não por acaso o país onde a Yamaha possui uma de suas maiores fábricas. Os dois protótipos rodavam tranquilamente pelo perímetro urbano e sem qualquer tipo de disfarce, apenas uma pintura preto fosca.
Ao analisar as imagens, fica claro que a Yamaha retrabalhou o design da carenagem, que agora está muito próximo da Yamaha YZF-R15, modelo intermediário da linha disponível apenas na Ásia. A entrada de ar na dianteira é praticamente idêntica à atual YZF-R1.
O detalhe mais interessante, porém, está na suspensão dianteira. Os protótipos ostentavam garfos telescópicos invertidos na cor dourado brilhante. Entretanto, não há garantia de que a nova R3 venha de fato equipada com esse tipo de forquilhas. Atualmente, entre as rivais, apenas a Honda CBR250RR possui o equipamento.
Nos demais aspectos, a R3 parece semelhante ao modelo atual. O escapamento é muito semelhante ao modelo atual, assim como as rodas e a rabeta. Isso sugere que poucas modificações foram feitas no motor bicilíndrico de 321cc.
De acordo com a imprensa europeia existe a possibilidade de que o motor possa receber uma seleção de melhorias para aumentar seu desempenho e também sua durabilidade – graças à introdução de pistões forjados, sistema de distribuição variável e embreagem deslizante.
Seja como for, todas as informações estão de acordo com os primeiros indícios de mudança na R3 reportados em maio. Lançada em 2014, a motocicleta é um sucesso de vendas, mas viu a principal concorrente Kawasaki dar uma resposta contundente no ano passado com a Ninja 400. O troco pode vir em 2019.