A Yamaha já trabalha na próxima geração da YZF-R1, que pode ser apresentada no final do ano. As últimas informações apontam que a venerada superbike deve vir com uma série de novos dispositivos eletrônicos, como um novo sistema de anti-wheelie.
“Wheelie”, caso alguns não saibam, é o termo em inglês para designar as populares empinadas. Comuns em motos potentes, elas exigem alguma habilidade para serem controladas quando acontecem involuntariamente.
É isso que a Yamaha pretende minimizar com essas patentes, arquivadas pela marca no Japão e reveladas pelo site espanhol SoyMotero. O sistema utiliza sensores do ABS juntamente com a nova Unidade de Medição Inercial (IMU) para observar o momento em que a roda dianteira é levantada.
Quando isso acontecer, a R1 irá modular o freio traseiro automaticamente o suficiente para manter a moto em movimento tão agressivamente quanto o piloto quiser, sem que a motocicleta tente virar para trás.
Sistemas semelhantes já foram implementados antes, mas que funcionavam de forma diferente, cortando uma pequena quantidade de potência da motocicleta para manter a roda da frente abaixada. A ideia da Yamaha pode permitir uma maior liberdade de aceleração ao piloto.
Basicamente inalterada desde o final de 2014, a Yamaha YZF-R1 atual está chegando ao final de seu ciclo, o que coincide com os 20 anos de sua introdução, no final de 1998. A chegada de uma nova geração, portanto, é altamente provável.
Muitas novidades já foram especuladas na nova R1, desde a introdução de válvulas variáveis, contra rotação do virabrequim e até uma caixa de câmbio sem costuras (seamless). O lançamento deve acontecer no Salão de Milão (EICMA), entre 5 e 10 de novembro, na Itália.