Foi flagrado rodando em testes um protótipo da Yamaha que tem tudo para ser a nova MT-07. O modelo, no entanto, não deve ser lançado oficialmente antes de 2021.
As fotos conseguidas pelo Motorcycle News revelam uma MT-07 aparentemente com o mesmo chassi e motor do modelo atual. No entanto, mudanças internas podem ter sido feitas para enquadrar o propulsor da naked ao Euro5, que entra em vigor no ano que vem.
Os britânicos ainda acreditam que a Yamaha está criando uma nova versão do sistema de válvulas variáveis introduzido na R125 ao motor bicilíndrico de 689 cm³, o que significaria em um impulso de potência, além de limpar os gases emitidos. Atualmente o modelo fornece 74 cv a 8500 rpm e 6 kgfm de torque a 7000 giros.
O sistema de exaustão também é diferente (provavelmente pelo mesmo motivo) e o painel parece maior do que o modelo atual. É possível, portanto, que a nova versão já venha em um display em TFT “conectável” ao smartphone, como a KTM já oferece na 790 Duke.
Outras alterações podem ser vistas no design dos faróis, das aletas ao redor do tanque de combustível e nas mesas de direção, embora os garfos pareçam os mesmos. Pequenas alterações podem ter sido feitas na geometria da suspensão dianteira, como o ângulo de cáster, por exemplo.
Se reparar bem, podemos ver fios saindo do sistema de freios dianteiro e indo diretamente para uma caixa localizada na traseira. Isso sugere que o protótipo realizava testes de ABS no momento das fotos. O sistema utilizado pela linha MT é bem básico, comparado com as rivais, de modo que podemos ver novidades nessa parte.
Apresentada em 2014, a MT-07 é um enorme sucesso mundial e desde então a Yamaha tem apenas se preocupado em refinar seu projeto, com retoques em 2016 e 2018. Por isso, não há pressa para o lançamento do novo modelo, o que deve acontecer em 2021, último ano em que motos “padrão Euro4” ainda podem ser comercializadas na Europa.