Os proprietários e fãs da Triumph Tiger 800 já podem contar como certa a chegada de um novo modelo no final do ano, muito provavelmente com um aumento na cilindrada. E essa aqui tem tudo para ser a versão XR.
Protótipos têm sido flagrados em testes em várias ocasiões, inclusive em vídeo. Apesar de o modelo continuar com seu aspecto magro, a expectativa é de que a marca britânica tenha elevado a cilindrada para 900cc ou até 1000cc em 2020.
Isso não é mero capricho. Trata-se de uma necessidade que as fabricantes estão enfrentando para lidar com os catalisadores cada vez maiores para enquadrar as motocicletas ao Euro5, que passa a vigorar no ano que vem.
Leia também
Harley-Davidson Pan America e Streetfghter são flagradas pela primeira vez
Honda deve apresentar X-ADV de 300cc no Salão de Milão
Novas Ducati Streetfighter V4 e Panigale 959 são flagradas em vídeo
Como os índices de emissões são cada vez menores, os motores tendem a perder potência. As marcas tem contornado isso elevando a capacidade cúbica dos propulsores. É por isso que a BMW elevou a F800GS para F850GS e da R1200GS para R1250GS com sistema de válvulas variáveis.
Isso deve elevar um pouco a potência da Tiger 800 que atualmente ronda os 95 cv e acirra a briga com a Honda CRF1000L África Twin, sua rival direta. Sobre o protótipo em questão, podemos observar que há um subquadro revisado, novo escape, carroceria nova e radiador dividido.
Em termos estilísticos, a nova Tiger XR mantém o mesmo aspecto, mas terá novos faróis, menores e mais delicados do que os atuais, com iluminação toda de LED. A carroceria está mais angulosa, com novas aletas de radiador e espelhos retrovisores, além de um para-brisa mais alto.
Atrás do para-brisa está um novo painel digital de TFT que provavelmente habilitará a motocicleta a uma série de recursos eletrônicos, como controle de tração, modos de pilotagem e níveis de conectividade, tudo controlado pelos punhos.
A Triumph é uma das marcas que mais tem planejado novidades para o próximo ano. São esperadas novas Daytona 765, Street Triple R/RS, Speed Triple 1160, Thruxton R Black, Bonneville Bobber, além de maiores detalhes da Thruxton e Rocket III em suas versões TFC.