A próxima geração da Triumph Tiger Explorer 1200 foi espionada novamente, praticamente pronta para entrar em produção. A principal big trail da marca inglesa irá receber diversos upgrades para enfrentar sua maior rival, BMW R 1200 GS.
A linha está sendo reformulada para ficar no mesmo estilo das Tiger 800, atualizadas no ano passado e que possuem seis versões diferentes. Três são mais orientadas para uso em asfalto enquanto as outras mais direcionadas para o off-road.
A unidade espionada já estava pintada de vermelho metálico, cor que provavelmente constará no catálogo de 2016. Tudo indica de que se trata da versão topo de linha para estradas asfaltadas, XRT.
O modelo deve ganhar um generoso upgrade eletrônico, passando a contar com suspensão semi-ativa ajustável da marca WP. As versões de entrada, XR e XRX não devem ter o recurso, porém outras alterações de estilo e mecânica serão semelhantes, como um motor revisto, rodas remodeladas, e novos freios Brembo de montagem radial.
Também foi espionado um protótipo da gama XC (para off-road). Sua nomenclatura provavelmente será XCA ou XC Adventure, para se igualar à variante mais cara da linha 800. Esta também contará com com as suspensões semi-ativas da WP, além de diversos top cases, mata-cachorro, rodas raiadas e conforto extra.
Como as motos parecem completas e já rodam sem disfarces, presumimos que o lançamento acontecerá em breve, provavelmente no Salão de Milão, o mais importante do ano, que começa em 18 de novembro.