Foi flagrado em testes na Espanha um novo protótipo da Triumph que tem tudo para ser a nova Tiger 800 XR. A Big Trail da marca inglesa está sendo completamente revista, ficando mais potente e voltada para estradas asfaltadas.
O flagra foi feito pelos britânicos do Motorcycle News, que conseguiram bons cliques perto da unidade de pesquisa e desenvolvimento da Triumph, na Espanha. A motocicleta difere do modelo atual em uma série de itens.
Na suspensão, os garfos dianteiros parecem mais baixos em altura. Para evitar que a roda dianteira colidisse com o radiador em caso de curso total, a Triumph optou por dividir a unidade de resfriamento em duas partes, liberando mais espaço.
As mudanças continuam na traseira, onde podemos ver um novo amortecedor, sub-chassi e um braço-oscilante alongado. Muito provavelmente o modelo virá com uma nova gama de ajustes de ciclística, tanto na dianteira como na traseira. As rodas parecem ser de 19 polegadas na frente e 17 atrás, com pneus mais largos.
O protótipo fotografado também parece escapamentos ligeiramente maiores, o que sugere alterações internas no motor. Assim como a nova Street Triple, que passou de 675cc para 765cc é possível que a Triumph esteja trabalhando para aumentar a capacidade cúbica da Tiger, para que fique com cerca de 900cc.
Com isso, a motocicleta passaria a contar com cerca de 110 cv, se tornando uma adversária mais direta para Honda CRF1000L África Twin e a novíssima Ducati Multistrada 950. O design, a princípio, vai permanecer semelhante ao atual. Contudo, as pedaleiras serão reguláveis, permitindo mais conforto a uma variedade maior de motociclistas.
Fica evidente que a Triumph está tentando deixar a Tiger 800 XR mais eficiente no uso em asfalto, ou seja, menos Big Trail e mais Sport Touring. O estado ainda bem primitivo desse protótipo indica que a nova geração não deve ser apresentada tão cedo. Seu aparecimento deverá ocorrer por volta de 2019.