Assim como em outros modelos, a Triumph já está desenvolvendo a nova geração da Street Triple 675, que pode ter um aumento na sua capacidade cúbica, chegando à 800cc. E não é só isso: a marca inglesa planeja uma reformulação completa na linha.
A Street Triple foi alvo de uma extensa matéria na revista inglesa Motorcycle News. Segundo os britânicos, a Triumph pretende reformular sua naked média baseando-se em uma recente pesquisa de mercado com os proprietários, que perguntava o que gostariam que fosse incluído ou modificado futuramente na moto.
Os dados recolhidos apontam que os clientes querem uma moto com maior desempenho e capacidade cúbica (talvez utilizando uma versão modificada do motor da trilheira Tiger 800), além de uma melhor capacidade para viajar e uma eletrônica mais elaborada.
Quatro novas versões, uma delas semi-carenada
Com base nisso, a Triumph estuda ampliar a linha para quatro versões diferentes: a “Standard”, teria 110 cv (cinco a mais que o atual) suspensão Kayaba convencional, sem regulagem e freios Nissin axial. A parte eletrônica seria muito mais avançada, já recebendo controle de tração. Isso também sugere que a Street Triple receberá o acelerador eletrônico já disponível na Tiger 800.
A versão “R”, hoje topo de linha passaria a ser apenas uma versão ligeiramente melhor que a “Standard”, mas com a potência aumentada para 115 cv (cinco a mais que o atual), com suspensões reguláveis Showa e freios radiais Nissin.
Aqui vêm as novidades. Surgiria uma versão chamada de “RT”, similar à “R”, mas com semi-carenagem e 125 cv. Essa Street Triple possuiria um assento mais confortável maior gama de acessórios, incluindo sensores de pressão dos pneus, pontos de fixação de bagagem e uma tomada de energia auxiliar.
No topo da pirâmide ficaria a versão “RS”, com os mesmos 125cv da “RT”, montada, porém, em suspensões eletrônicas e reguláveis Öhlins com freios radiais Brembo. Não se falou especificamente qual seria a cilindrada exata dessas motos, mas a pesquisa resulta em algo “acima de 750cc”. Um protótipo já foi flagrado em testes.
Lançada em 2007 como uma versão mais urbana da clássica Speed Triple, a Street Triple foi imediatamente bem recebida, sendo desde então um dos modelos de melhor venda do catálogo da Triumph. A moto sofreu sua primeira reestilização em 2013, quando recebeu o mesmo semi-chassi da Daytona 675 e um novo escapamento com melhor centro de gravidade.
Naquele mesmo ano,no entanto, a Triumph foi pega de surpresa com o lançamento da Yamaha MT-09. Com um motor arquitetura similar (três cilindros) a máquina japonesa possui maior capacidade cúbica (847 cc), maior cavalaria (115 cv) e diversos atributos eletrônicos, com um preço inferior à Street Triple. Também possui uma versão Touring (MT-09 “Tracer”, não disponível no Brasil).
Além da Street Triple, a Triumph trabalha para remodelar praticamente seu catálogo inteiro. Já foram flagradas uma nova Speed Triple, Tiger Explorer 1200 e todo um novo pacote de modelos retrô, como uma Bonneville “Bobber” e Cafe Racer. As novidades deverão ser apresentadas oficialmente no próximo ano, já como linha 2017.