Apesar de as fotos não estarem muito nítidas, especialistas garantem: essa é a nova Triumph Street Triple em fase de testes. A naked média da marca britânica vai receber diversas modificações na sua próxima geração começando pelo motor que terá por volta de 800cc.
A informação de que a Street Triple vai mudar existe desde o ano passado, mas essas são as primeiras imagens do protótipo em fase de testes. A montadora realizou uma pesquisa com seus proprietários a fim de descobrir os pontos em que a motocicleta poderia ser aprimorada.
A pesquisa detalhada revelou, entre outros detalhes, que eles gostariam de uma maior capacidade cúbica do motor, acima de 750cc. O aumento da cilindrada também se deve – em parte – às novas regras de emissões de poluentes (Euro4) que passaram a vigorar na Europa a partir de janeiro.
Adequar o atual motor de 675cc implicaria em perdas de potência. Contudo, aumentar a capacidade cúbica não apenas impede qualquer decréscimo como também aumentaria a cavalaria. Entretanto, esse é um caso diferente do propulsor da Tiger 800, que teve o diâmetro x curso aumentado.
Outro detalhe perceptível na foto é a balança, mais robusta e claramente diferente da Speed Triple, que é monobraço. A falta de tubos sob o assento evidencia que este protótipo não é a irmã maior de 1050cc. Os espelhos também são diferentes, nas extremidades do guidão. Os faróis duplos e rabeta, no entanto, permanecem semelhantes ao modelo atual.
Outras diferenças que devem ser vistas na próxima geração da Street Triple são quatro versões diferentes: uma standard com suspensão Kayaba não ajustável e 110 cv; uma “R” com garfos Showa reguláveis, freios radiais Nissin e 115 cv; uma ‘RT’ com semi-carenagem, maior capacidade de carga e 125 cv; e a topo de linha ‘RS’ com a mesma potência, mas contando com suspensão Öhlins e freios Brembo.
É claro que o protótipo ainda vai passar por muitas modificações até o seu lançamento, que deverá acontecer nos grandes eventos motociclísticos do final do ano. A nova Street Triple pode estar à venda na Europa em meados de 2017 e no Brasil no ano seguinte.