Antes do lançamento da Triumph Scrambler 1200 XE e XC, afirmamos que uma terceira versão havia sido produzida para competir no Rali Baja 1000. Ela não será produzida em série, mas sua participação no evento foi realmente confirmada.
Realizado desde 1967 na península californiana de Baja, o rali é uma das competições off-road de maior prestígio, atraindo competidores não só de todos os estados norte-americanos como do mundo todo.
A Triumph desempenhou um papel importante no início da cena Scrambler, com muitos pilotos modificando suas motos para correr no deserto. Steve McQueen foi um dos maiores garotos propaganda da marca, fazendo uma memorável aparição no Six Days Enduro de 1964 com um modelo TR6.
É essa herança competitiva que a Triumph está enfatizando no lançamento da Scrambler 1200 agora. O piloto da marca britânica será Ernie Vigil, conhecido piloto de manobras freestyle, que nunca competiu no Rali Baja 1000, mas está familiarizado com o percurso graças à uma participação na Mexican 1000 em uma Tiger 800.
“Estou muito animado por ter a chance de enfrentar não apenas o Baja 1000, mas também ser o primeiro piloto a levar a próxima geração da Triumph Scrambler de volta às corridas no deserto, onde tudo começou“, disse Vigil sobre a oportunidade que acontece entre 15 e 18 de novembro.
Sobre a motocicleta, a Triumph deve correr com uma Scrambler 1200 XE praticamente original no evento, exceto pela adição de barras de proteção no motor, um protetor de cárter estendido e iluminação com especificação de corrida. Naturalmente, espelhos, piscas e suporte de placa foram retirados.