A Triumph revelou hoje (1º) mais fotos e detalhes da Rocket TFC, versão topo de linha da cruiser britânica que terá uma nova geração nas ruas em breve. Com o impressionante torque de 22,53 kgf.m essa será a motocicleta mais poderosa já produzida pela marca britânica.
Desatualizada desde 2004 e fora de catálogo desde o ano passado, quando deixou de cumprir as normas de emissões do Euro4, a Rocket III terá uma nova geração que será lançada nos próximos meses. Enquanto isso não acontece, os britânicos continuam aguçando a nossa curiosidade com novidades periódicas.
O “núcleo do foguete” permanece sendo seu gigantesco motor de três cilindros longitudinais que cresceu para 2458 cm³ em 2019. Isso não apenas torna a Rocket III a moto de produção com motor do mundo, como também será a mais potente (169,3 cv) e torcuda (22.53 kgf.m) da história da marca.
Os detalhes de como a Triumph conseguiu chegar a esses números impressionantes ainda não foram totalmente revelados, mas eles anteciparam que a nova Rocket TFC conta com válvulas de titânio, o que permitiu que o limite de rotações fosse elevado. O escapamento que víamos nas fotos é composto de três silenciadores Arrow e ponteiras de carbono.
Além do novo motor, a nova Rocket III distancia-se de sua antecessora no pacote eletrônico. A nova motocicleta terá ontrole de tração sensível ao toque, ABS em curvas, quatro modos de pilotagem, quickshifter e autoblipper. Ainda conta com cruise control, controle de lombadas, ignição sem chave e monitoramento da pressão dos pneus.
E tem mais: tudo será controlado através de um novo painel digital em TFT (semelhante ao da Ducati Scrambler). O dispositivo conta com Bluetooth dongle opcional, capaz de parear com um smartphone oferecendo ainda integração com uma GoPro, capacidade de reproduzir música, receber chamadas e acessar os mapas do Google.
Mas nem tudo é sobre eletrônica aqui. Para rivalizar diretamente com a Ducati Diavel, a Triumph caprichou na ciclística, equipando a Rocket TFC com um novo quadro e braço oscilante, garfos Showa de 47 mm totalmente reguláveis, assim como o amortecedor traseiro. Os freios Brembo, com cilindro mestre radial regulável possuem pinças Stylema, as mesmas da Ducati Panigale V4, por exemplo. Coisa da pesada!
Assim como a Thruxton TFC, a nova Rocket TFC será uma edição limitada de 750 unidades, que inaugura a divisão “Triumph Factory Custon” – daí a sigla. O preço? 25 mil libras, ou R$ 128.750,00 sem taxas de importação e impostos. Haverá uma versão standard? Na semana passada, um protótipo de aspecto despojado foi flagrado, então tudo indica que sim.