Rumores de um renascimento da Transalp estão definitivamente esquentando. As últimas informações sugerem que a aventureira deve voltar com um novo motor de dois cilindros e 755 cm³.
Desde o início do ano, o nome Transalp tem sido registrado em vários escritórios de patente, dos EUA, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Cingapura, China, Índia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Rússia, Turquia, Vietnã, Coreia do Sul e até Brasil. É, de longe, a ação de marca registrada mais difundida que a Honda realizou no período.
Inicialmente se imaginava que a Honda iria utilizar, na nova Transalp, o mesmo motor de 745 cm³ da NC750X, uma adaptação relativamente fácil para a marca japonesa. Entretanto, fontes do Japão indicam que a moto terá a sigla “XL750L” e um motor de dois cilindros paralelos e 755 cm³ inteiramente novo.
Só o fato de a moto não ser da família NC já diz muita coisa. A sigla normalmente se destina aos modelos mais comportados da Honda com orientação para o asfalto. Já as nomenclaturas XR ou XL costumam ter um caráter mais agressivo, com um real enfoque no off-road.
Talvez por isso os engenheiros japoneses tenham chegado a conclusão de que o motor da NC750X, com 54,5 cv a 6.250 rpm, seja fraquinho demais para a nova Transalp enfrentar os possíveis rivais, como BMW F750GS (de 79 cv 7.500 rpm) e, principalmente, Yamaha Ténéré 700, com seus 75 cv e 6,05 kgf.m.
Parece não haver mais dúvidas de que a Honda tem a nova XL750L Transalp na vanguarda de sua mente no momento. Quando será o lançamento? Em maio desse ano, a expectativa era de que isso acontecesse no Salão de Milão, que deve acontecer entre 23 e 28 de novembro na capital da moda.