A Suzuki do Brasil anunciou hoje (6) mais detalhes da nova V-Strom 1050 XT, que chega às concessionárias da marca no país esse mês. A revigorada big trail tem o preço público sugerido de R$ 84.900,00.
Apresentada mundialmente no Salão de Milão de 2019, a nova V-Strom 1050 possui, na verdade, o mesmo motor V-Twim de 1.037 cm³ do modelo anterior, mas que passou por diversas atualizações para se enquadrar às novas normas antipoluição da Europa (Euro5).
Para isso, os engenheiros japoneses introduziram catalisadores maiores do sistema de exaustão, além de um novo radiador de água e óleo. Com combustível europeu, a V-Strom 1050 está rendendo 107,3 cv a 8.500 rpm e 10 kgf.m de torque a 6.000 rotações, o que antes atingidos aos 4.000 giros.
Quadro e braço oscilante permaneceram inalterados, assim como os garfos invertidos dianteiros KYB e amortecedor traseiro, ambos com regulagens manuais. Os discos de freio dianteiro tem 310 mm e contam com pinças radiais de quatro pistões fornecidas pela Tokico.
O design da carroceria, por outro lado, mudou um pouco, ficando mais nítido e anguloso. As influências óbvias vem da BMW R1250GS e de sua própria história, a Suzuki DR 750 dos anos 1980, na cor amarela e até nos grafismos. O para-brisa foi reprojetado e está 50mm mais alto. O assento é ajustável de 850-870 mm.
Graças à introdução de um acelerador eletrônico ride by wire, o condutor pode escolher três modos de pilotagem e um controle de tração que foi atualizado. O painel digital, embora não seja de TFT, é inteiramente novo. Uma entrada USB está de prontidão para você plugar um GPS.
No Brasil, a Suzuki vai oferecer apenas a V-Strom 1050 XT, a mais completa, que conta com vários acessórios de série, como barras de proteção no motor, protetores de mão, manoplas com aquecimento, espelhos diferentes, piscas de LED, ABS em curvas, assistente de subidas e controle de cruzeiro. As cores são branco/vermelho, amarelo e preto.